Derry City FC – Midtjylland (Liga Europa)
Os dinamarqueses do Midtjylland viajam até ao Sligo Shorgrounds, na República da Irlanda, com uma vantagem de cinco golos na bagagem, resultado da goleada (6-1) imposta na primeira mão. O Derry City, único emblema da Irlanda do Norte que disputa a Airtricity League (campeonato da República da Irlanda), precisaria de um autêntico milagre para garantir o acesso à segunda pré-eliminatória da Liga Europa 2017/18.
O sorteio da primeira pré-eliminatória colocou um grande desafio ao modesto Derry City, terceiro colocado da Airtricity League 2016. A sorte (ou azar) colocou o Midtjylland no seu caminho, nada mais nada menos que o segundo adversário mais cotado no ranking UEFA de entre as 100 que entram nesta fase. Embora a primeira experiência europeia do Derry City remonte à época 1964/65, ocasião em que participou na fase preliminar da Taça das Taças, os “candystripes” nunca fizeram atingiram a fase de grupos de uma competição europeia desde que esse modelo foi competitivo dotado. As últimas duas participações na Liga Europa (2013/14 e 2014/15) terminaram na segunda pré-eliminatória.
Na Dinamarca, tudo correu mal ao Derry City, formação que ao intervalo já perdia por três bolas a zero. Os irlandeses ainda esboçaram uma reação no segundo tempo, encurtando a distância numa altura em que o Midtjylland já vencia por cinco bolas a zero. A equipa treinada por Kenny Shiels demonstrou demasiadas fragilidades defensivas para poder ser competitiva frente à equipa nórdica. Sem Conor McDermott (lesionado) e os reforços Eoin Toal e Darren Cole impossibilitados de ir a jogo por não se encontrarem inscritos na UEFA, o Derry City sofreu uma derrota que praticamente sentencia a eliminatória.
A Airtricity League está em pleno decurso, contrariamente ao que acontece com a Superliga dinamarquesa. A questão do ritmo competitivo poderia ser uma vantagem para a equipa irlandesa, algo que no entanto não se verificou.
Onze Provável: Gerard Doherty, Dean Jarvis, Aarón Barry, Ben Doherty, Nicky Low, Aaron McEneff, Ronan Curtis, Rory Holden, Harry Monaghan, Rory Patterson, Nathan Boyle
O Midtjylland disputa a fase preliminar da Liga Europa pela terceira temporada consecutiva. Fundado em 1999, a equipa de Herning é um fenómeno recente no futebol nórdico e a sua melhor campanha europeia remonta à época 2015/16, altura em que atingiu os “16 avos” da Liga Europa depois de ter “caído” da terceira fase preliminar de acesso à Liga dos Campeões. Na última época, o seu percurso terminou no “play-off” de acesso à fase de grupos, após duas derrotas diante dos turcos do Osmanlispor.
A equipa dinamarquesa apresenta um curriculum modesto nas provas europeias, mas as participações recentes colocam-na como uma das equipas melhor posicionadas no ranking da UEFA. O médio Jakob Poulsen é a principal figura de uma equipa que ainda não iniciou a temporada doméstico, preparando-se para a estreia na Superliga dinamarquesa a meio deste mês de julho. A margem de vitória no primeiro jogo até permitiria ao treinador Jess Thorup proceder a algumas alterações, algo improvável tendo em conta que esta deslocação à República da Irlanda representa mais uma boa oportunidade para a equipa preparar a próxima época, ainda para mais em contexto de competição.
Onze Provável: Jesper Hansen, André Romr, Zsolt Korcsmár, Kristian Riis, Marc Dal Hende, Tim Sparv, Janus Drachmann, Simon Kroon, Jakob Poulsen, Riwan Hassan, Paul Onuachu
O resultado da primeira mão expressa a diferença existente entre as duas equipas. O Derry City terá que arranjar motivação suficiente para alcançar um resultado digno nesta segunda mão.