Derby County – Southampton (Taça de Inglaterra)
O Derby County e o Southampton colocam-se frente a frente este sábado no Pride Park Stadium, num desafio a contar para a 3ª Eliminatória da Taça de Inglaterra. O conjunto da casa chega aqui depois de um empate para o campeonato, somando apenas uma vitória nos últimos cinco jogos consecutivos, mas mantendo-se em zona de acesso ao play-off de qualificação. Do outro lado chega um Southampton que regressou a caminhos menos positivos no campeonato, somando três jogos consecutivos sem vencer e voltando assim a cair na zona de relegação.
O Derby County chega aqui preparado para dar início a mais uma campanha pela Taça de Inglaterra fora, prova que venceu apenas uma vez na sua história, ainda na época de 1945/46, e nos últimos 15 anos o mais longe que conseguiu chegar foram os oitavos de final na temporada de 2014/15. A turma orientada por Frank Lampard tem vindo a realizar um percurso um tanto irregular no Championship, chegando aqui com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos consecutivos, ainda que tenha perdido também apenas 1 dos últimos 7.
Os Rams apresentam um bom registo caseiro, tendo vencido 6 dos 13 jogos aqui disputados no campeonato, perdendo apenas 2, e contabilizando 18 golos marcados e 14 golos sofridos. A equipa não perdeu nenhum dos últimos 4 disputados em casa, e tem dado excelentes argumentos no contra-ataque, sendo esta ainda uma equipa com um enorme espírito de luta, nunca se dando por vencida. O conjunto de Frank Lampard enfrenta aqui um Southampton em dificuldade, e isso poderá abrir uma janela de oportunidade para os Rams seguirem em frente na prova. Curtis Davies, Mason Bennett, Craig Forsyth e Tom Lawrence estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Carson – Bogle, Keogh, Tomori e Malone – Evans, Huddlestone e Mount – Wilson, Marriott e Jozefzoon.
O Southampton, por sua vez, dá aqui início à sua campanha pela Taça de Inglaterra fora, prova esta que venceu apenas uma vez na sua história, ainda na época de 1975/76. Recentemente, os Saints estiveram perto de repetir a dose, tendo alcançado as meias-finais na última temporada, onde acabaram eliminados pelo Chelsea, algo que não faziam desde 2002/03. Ralph Hasenhuttl chegou aos comandos técnicos da equipa recentemente e os sinais de melhorias têm sido vistos, ainda que depois de duas vitórias sobre o Arsenal (3-2) e Huddersfield (1-3) a equipa tenha voltado a falhar em vencer os últimos três jogos consecutivos, perdendo contra o West Ham (1-2) e Manchester City (1-3), e empatando na última jornada em terreno do Chelsea (0-0).
Desde que o técnico austríaco assumiu os comandos do Southampton, que este somou uma vitória, um empate e uma derrota nos 3 jogos disputados como visitante, contabilizando 3 golos marcados e 2 concedidos. Fica aqui por ver o quanto irá Hasenhuttl rodar o onze inicial, e quão grande será o interesse do treinador nesta Taça da Inglaterra, já que assegurar a manutenção na Premier League está no topo das prioridades da equipa.
Onze Provável: McCarthy – Bednarek, Yoshida e Vestergaard – Lemina, Romeu, Valery e Targett – Redmond e Armstrong – Ings.
Atendendo à forma actual das duas equipas e à qualidade de cada uma, este poderá ser um jogo com oportunidades de golo para os dois lados do campo, sendo difícil de prever um claro vencedor.