CSKA Moscovo – Olympiacos (Euroleague Final Four)
O primeiro encontro da Final Four da Euroleague, que se disputa no Barclaycard Center em Madrid, colocará frente a frente os russos dos CSKA Moscovo com os gregos do Olympiacos. Se para a equipa russa não havia dúvidas, desde o primeiro instante, em considerá-los como um dos favoritos a vencer a prova, já para os atenienses foi necessário um ano de evolução e a grande exibição perante o Barcelona no playoff para entender que se mantém, como sempre, perigosos e imprevisíveis nos momentos das decisões.
O CSKA Moscovo somou uma primeira fase só com vitórias, seguindo-se um TOP 16 de altíssimo nível com doze vitórias e duas derrotas, curiosamente, uma delas, frente ao Olympiacos, equipa que volta a defrontar nesta Final Four. A outra foi frente ao Fenerbahce, outra das equipas presentes nesta fase da prova, o que diz bem do nível da equipa do CSKA e dos seus adversários também. No playoff, quase não houve história, com o CSKA a somar vitórias significativas frente ao Panathinaikos, que apenas num encontro conseguiu mudar o rumo da eliminatória. O CSKA Moscovo chega assim à final da Euroleague sem grande surpresa, tendo em conta que, desde o início da temporada, era visto como grande favorito. Os resultados comprovam-no, a evolução sob o comando técnico de Dimitris Itoudis confirma-o e o vasto leque de opções disponíveis no plantel torna-o evidente. Milos Teodosic e Nando de Colo foram as grandes figuras da equipa ao longo da temporada e, juntos, constituem uma dupla quase imparável. Será a partir dos dois que a vitória do CSKA se poderá consubstanciar, mas terá também origem no seu trabalho defensivo a melhor forma de parar Spanoulis. Duas das chaves deste encontro.
O Olympiacos carregou sempre mais algumas incertezas ao longo da sua temporada, sem, com isso, menorizar as oportunidades de estar na Final Four. Duas derrotas na fase de grupos, com o Laboral Kutxa e o Galatasaray Liv, surgiram em momentos em que o apuramento estava definido. No TOP 16, a equipa tremeu na segunda volta, depois de na primeira ter perdido apenas para o Anadolu Efes, com derrotas para o Fenerbahce Ulker, o Laboral Kutxa (outra vez) e o CSKA Moscovo, mas também venceu uma partida frente a cada um dos atuais presentes na Final Four, o que não deixa de ser positivo. Já no playoff, e depois de ter começado a perder com o Barcelona, deu a volta à eliminatória e pareceu até indicar que era mais fácil defrontar os homens de Xavi Pascual do que aquilo a que apontavam os prognósticos. Vassilis Spanoulis é o homem que faz toda a diferença nesta equipa. Parece-se Spanoulis e o Olympiacos como que desaparece do jogo. Mas conseguir parar Spanoulis é algo que está ao alcance de muitos pouco, em menos ainda ocasiões e quase nunca numa Final Four. É por isso que o Olympiacos é uma equipa tão perigosa, independentemente daquilo que tenha ou não feito no resto da temporada.
Antes do CSKA Moscovo ter vencido o último confronto entre as duas equipas havia uma série de quatro vitórias para o Olympiakos. Será aí que, definitivamente, os gregos quererão regressar.
Isso não deixa de manter o favoritismo do lado do conjunto russo, que tem mais armas para lançar ao jogo do que o seu adversário. Cuidado, no entanto, com a ameaça Spanoulis.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus