Cruzeiro – Athletico Paranaense (Brasileirão Série A)
O Cruzeiro de Mano Menezes não tem estado em bom plano na atual temporada, tal como reflete a sua situação classificativa ao cabo de 11 jornadas.. A “Raposa” prepara-se para medir forças com o Athletico Paranaense este sábado, no Mineirão.
Ao cabo de 11 jornadas, o Cruzeiro ocupa o 16º lugar da tabela classificativa e está apenas um ponto acima da linha de perigo. Em 11 desafios, a “Raposa” venceu dois, empatou quatro e perdeu cinco, tendo marcado 11 golos e sofrido 17.
Nos últimos 14 jogos oficiais, o Cruzeiro só venceu uma vez, na primeira mão do duplo confronto com o Atlético Mineiro (3-0) válido pela Copa do Brasil que permitiu seguir em frente, uma vez que o encontro da segunda mão terminou com uma vitória insuficiente do “Galo” por duas bolas a zero.
Há três jogos oficiais que a formação de Belo Horizonte não sabe o que é marcar um golo, tendo empatado sem golos frente ao Botafogo (0-0), ao Bahia (0-0) e ao River Plate (0-0) e perdido por duas bolas a zero com o Atlético Mineiro (2-0). Os homens da frente não têm estado inspirados, tanto que Fred não marca desde abril, Pedro Rocha tem apenas dois golos nos últimos dez jogos e David ainda não fez o “gosto ao pé” na atual temporada desde o fim do Estadual.
Apesar do mau momento, o Cruzeiro só perdeu dois dos jogos disputados em casa na atual temporada, nomeadamente frente ao Emelec (1-2) para a Libertadores e diante da Chapecoense (1-2) para o Brasileirão 2019. O quadro não é animador, mas com o apoio do público do seu lado, o quadro não é tão negro quanto isso para a formação de Belo Horizonte.
Rodriguinho e Edilson estão fora dos planos de Mano Menezes para este jogo, ambos devido a lesão.
Onze provável: Rafael, Orejuela, Cacá, Bruno, Dodô, Cabral, Jádson, Maurício, Robinho, David, Fred
Na luta por um lugar entre os seis primeiros do Brasileirão 2019 e atualmente a disputar a Libertadores tal e qual como o Cruzeiro, o Athletico Paranaense viu uma série de quatro jogos sem perder ser interrompida a meio da semana. Depois de ter empatado a uma bola nos dois confrontos com o Flamengo válidos pela Copa do Brasil e de se ter apurado para a fase seguinte da competição ao triunfar na discussão através da marcação de grandes penalidades em pleno Maracanã, o Athletico venceu também o Inter em casa por uma bola a zero e foi golear o CSA por quatro tentos sem resposta, ambos os jogos a contar para o Brasileirão. Os comandados de Thiago Nunes não conseguiram, no entanto, travar os argentinos do Boca Juniors em encontro da Libertadores, tendo perdido por uma bola a zero.
Apesar da vitória frente ao Flamengo para a Copa do Brasil nas grandes penalidades e do recente triunfo diante do frágil CSA, a verdade é que o Athlético não se costuma dar bem a jogar longe da sua zona de conforto e do seu relvado sintético – venceu apenas um dos últimos 12 jogos que disputou longe dos seus adeptos e só foi capaz de manter a sua baliza inviolável por uma vez.
Lucas Halter (lesionado), Camacho e Thiago Heleno (suspensos) são baixas confirmadas para este encontro.
Onze provável: Santos, Madson, Bambu, Pereira, Felipe, Wellington, Rossetto, Nazário, Vitinho, Romero, Anderson
O Cruzeiro atravessa um momento delicado e não se perspetivam facilidades neste embate com o Athletico, conjunto que tem deixado boas indicações.