Costa do Marfim – Camarões (Mundial 2022)
A segunda jornada de qualificação para o Mundial 2022 dita um embate entre as duas principais forças do Grupo D da zona de qualificação africana: Costa do Marfim e Camarões. As duas seleções vão estar frente a frente no Stade Olympique Assane Ouattara. Marfinenses e camaroneses contam, entre si, com dez participações em fases finais de campeonatos do mundo.
Análise Costa do Marfim
A seleção da Costa do Marfim não iniciou a fase de qualificação para o Mundial 2022 da melhor forma, uma vez que não foi além de um empate sem golos na visita a Moçambique para medir forças com a seleção local. Os marfinenses, favoritos à entrada para o desafio, beneficiaram de maior ascendente durante praticamente todo o jogo, mas claudicaram na hora de atirar no sentido da baliza adversária, acabando por não conseguir conquistar os três pontos. Há sete jogos que a Costa do Marfim não sabe o que é perder e, frente à congénere dos Camarões, esforçar-se-á por ampliar este registo e chegar aos três anos sem averbar qualquer derrota no seu próprio terreno.
Este encontro reveste-se de grande importância para os eleitos de Patrice Beaumalle, uma vez que se impõe alcançar vantagem diante daquela que é, teoricamente, a principal concorrente na discussão pelo primeiro lugar deste Grupo D. Em casa, a responsabilidade está sobretudo do lado dos “Elefantes”.
O médio do AC Milan Franck Kessié é a grande baixa na convocatória da seleção da Costa do Marfim para esta dupla jornada de apuramento da zona africana para o Mundial 2022.
Onze provável: Gbohouo, Kamara, Sangare, Diomande, Konan, Die, Kossounou, Gradel, Haller, Akpa Akpro, Kouassi
Análise Camarões
A seleção camaronesa ambiciona regressar à fase final de um Campeonato do Mundo, algo que não foi capaz de almejar em 2018, tal e qual como a congénere da Costa do Marfim. António da Conceição, contratado em 2019, tem esse objetivo em mãos e a estreia nesta etapa de qualificação para a prova que vai decorrer em solo “qatari” até começou bem. Na receção ao Maláui, os camaroneses venceram por duas bolas a zero, golos da autoria de Vincent Aboubakar e Ndadeu-Ngadjui logo nos primeiros 22 minutos de jogo. Ainda que não tenha impressionado, a seleção camaronesa cumpriu com o que lhe competia e adiantou-se em relação aos demais adversários do grupo, dado que no outro encontro se verificou a tal divisão de pontos entre Costa do Marfim e Moçambique.
Recordista africana de participações em fases finais do Mundial com um total de sete, a seleção dos Camarões sabe que, se não perder nesta visita à Costa do Marfim, ficará numa posição muito interessante para assegurar o apuramento, dado que “abrirá” uma vantagem de dois pontos com a possibilidade de, na segunda volta, defrontar este mesmo adversário em sua casa. As unidades mais mediáticas entre os eleitos de Conceição atuam na frente, perspetivando-se que Ekambi, Choupo-Moting e o ex-Porto Vincent Aboubakar provoquem muitas dores de cabeça à defesa marfinense.
Onze provável: Epassy, Mbaizo, Ngadeu, Moukoudi, Fai, Ngamaleu, Hongla, Kunde, Toko Ekambi, Aboubakar, Choupo-Moting
Dica de Prognóstico
O favoritismo está ligeiramente do lado da equipa marfinense, mas estaremos perante um encontro de tripla no Stade Olympique Assane Ouattara. Apontamos à possibilidade de termos um desafio com pelo menos dois golos, dado que estamos perante duas seleções bem apetrechadas na frente.