Coreia do Sul – Brasil (Amigável)
A Coreia do Sul encontra-se com o Brasil em Seul, em jogo de carácter particular, e que tem como objectivo ajudar à preparação da Canarinha para o campeonato do mundo de futebol que se irá realizar no próximo ano, precisamente no Brasil. A Coreia do Sul garantiu a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014 com a presença no apuramento da AFC, conquistando o 2º lugar do Grupo A, fruto de 4 vitórias, 2 empates 2 derrotas, com parciais de 13 golos marcados e 7 golos sofridos. Os Coreanos ficaram logo atrás do Irão, comandado por Carlos Queiróz, e garantiram dessa feita a presença na maior competição de selecções do planeta.
Nos seus últimos 6 jogos oficiais, a Coreia do Sul apresenta 1 vitória, 3 empates e 2 derrotas. Esta sequência de maus resultados iniciou-se com a derrota por 0-1 na recepção ao Irão, na última partida do apuramento da AFC para o Campeonato do Mundo, que permitiu a ambas as selecções apurarem-se directamente para a competição. Seguiu-se a participação na East Asian 2013, onde a Coreia do Sul não foi além de um empate por 0-0 com a Austrália, um empate por 0-0 com a China, e uma derrota por 1-2 com o Japão. Depois disso, houve tempo ainda para dois amigáveis. O primeiro terminou com empate por 0-0 diante do Peru e o último terminou com vitória por 4-1 na recepção ao Haiti. Certo é que esta equipa Coreana, ainda tem muito para evoluir, caso deseje ser competitiva o suficiente no Mundial 2014 que se avizinha.
Para esta partida, a Coreia do Sul não poderá contar com o experiente defesa Hwang Seok-Ho devido a lesão. No entanto, todo o restante plantel está disponível.
O Brasil, por seu turno, chega a esta partida de carácter particular num excelente momento de forma, depois da conquista da Taça das Confederações, num primeiro teste a sério para a equipa agora orientada por Luiz Felipe Scolari. A Canarinha tem vindo a melhorar progressivamente ao longo do tempo e desde que o técnico brasileiro tomou as rédeas da equipa nacional, e a conquista da Taça das Confederações faz antever um Brasil extremamente forte e organizado, capaz de enfrentar qualquer outra selecção olhos nos olhos, especialmente depois de ter batido a Espanha por 3-0 na final da competição, humilhando os espanhóis, que por sinal, são os Campeões do Mundo e Bi-Campeões da Europa em título.
Nos seus últimos 6 jogos oficiais, o Brasil apresenta um saldo de 5 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados remonta à Taça das Confederações, onde os brasileiros bateram a Itália por 2-4 ainda no Grupo A. Seguiu-se uma vitória por 2-1 sobre o Uruguai nas meias-finais e uma vitória gorda por 3-0 sobre a Espanha na final da competição. Depois disso, seguiram-se 3 jogos particulares. Primeiro uma derrota por 1-0 na Suíça, depois uma vitória gorda por 6-0 sobre a Austrália, e por último, uma vitória por 3-1 sobre Portugal. A Canarinha chega portanto motivada a esta partida, onde o objectivo passa claramente por rotacionar jogadores, afinar a equipa e continuar a preparação para o Mundial de 2014.
Para este jogo o Brasil não poderá contar com Thiago Silva, Maicon e Fred, todos lesionados. Neymar sofreu um pequeno toque nos treinos, esteve em dúvida para a partida, mas deverá alinhar de início.
Onze Provável: Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Dante, Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Oscar; Neymar, Jo
Ao nível do confronto directo entre ambas as selecções, o histórico é o seguinte:
Coreia do Sul | 2-3 | Brasil | Jogos Amigáveis 2002 |
Coreia do Sul | 1-0 | Brasil | Jogos Amigáveis 1999 |
Coreia do Sul | 1-2 | Brasil | Jogos Amigáveis 1997 |
Coreia do Sul | 0-1 | Brasil | Jogos Amigáveis 1995 |
Espera-se uma partida interessante entre ambas as equipas, com claro favoritismo para o Brasil, que se tem apresentado a um excelente nível e pretende manter esse estatuto. A Canarinha tem vindo a evoluir bastante com Luiz Felipe Scolari, tem conseguido importantes vitórias diante de algumas das melhores selecções do mundo, vem de uma goleada sobre a Austrália e uma vitória esclarecedora sobre Portugal, pelo que tem todos os motivos para brindar Seul com uma exibição de gala e levar de vencida uma Coreia do Sul completamente desnorteada e sem qualquer resultado digno de registo.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus