Colômbia – Paraguai (Copa América 2019)
A Colômbia e o Paraguai colocam-se frente a frente este domingo à noite na Arena Fonte Nova, num desafio a contar para a 3ª jornada do Grupo B da Copa América 2019. Os colombianos estão já qualificados à próxima fase da prova depois de duas vitórias nos primeiros dois embates, e podem aproveitar para descansar jogadores neste encontro. Do outro lado aparece um Paraguai que conseguiu mais um empate, desta vez diante da Argentina, e ainda sonha com a qualificação à próxima etapa da prova.
A Colômbia ocupa o 1º lugar com 6 pontos, fruto de 2 vitórias e com parciais de 3 golos marcados e nenhum golo sofrido. Os colombianos estão a conseguir um excelente arranque nesta Copa América, venceram o primeiro encontro diante da Argentina (0-2), e depois bateram o Qatar (1-0), arrecadando desde já a qualificação aos quartos de final como líderes de grupo. Vencedores da edição de 2001, a única vez que venceram a prova, Los Cafeteros têm vindo a ameaçar nas últimas edições e agora chegam aqui a mostrar algum favoritismo a chegar longe, especialmente com Carlos Queirós nos comandos técnicos da selecção.
Esta é uma selecção que tem praticado um bom nível de futebol nos dois jogos que disputou, saltando à vista a organização defensiva, e o técnico português conta mesmo com jogadores muito talentosos ao seu dispor. Ainda assim, já qualificado à próxima fase como líder do Grupo B, Queirós deverá querer fazer algumas alterações de modo a poupar os elementos mais importantes, dando oportunidade a outros elementos.
Onze Provável: Ospina – Arias, Sánchez, Mina e Tesillo – Lerma, Cuadrado e Uribe – Martínez, Falcão e Rodríguez.
O Paraguai, por sua vez, ocupa o 2º lugar com 2 pontos, fruto de 2 empates, com parciais de 3 golos marcados e 3 golos sofridos. Os paraguaios chegam aqui um registo de resultados interessante, começaram por desiludir na 1ª jornada deste Grupo B ao empatarem contra o Qatar (2-2) depois de estarem a vencer por dois golos de vantagem, permitindo ao adversário igualar o marcador. Já na última jornada os paraguaios começaram novamente na frente do marcador frente à Argentina, mas acabaram novamente por se deixar empatar, desta vez a uma bola.
O Paraguai não perdeu nenhum dos últimos quatro jogos que disputou, e chega aqui a poder sonhar com a qualificação aos quartos de final, algo que depende apenas de si mesmo. Em caso de vitória, a qualificação como 2º classificado fica confirmada, enquanto que em caso de empate fica dependente do resultado entre a Argentina e o Qatar, ambos com 1 ponto. Dada a possibilidade do inimigo entrar com um onze que não é a sua formação inicial mais forte, os paraguaios deverão entrar em máxima força à procura de um bom resultado.
Onze Provável: Fernández – Piris, Balbuena, Gómez e Arzamendia – Rojas, Sánchez, González e Rojas – Almirón – Cardozo.
Com a Colômbia já qualificada e sem mais nada com que se preocupar, é de acreditar num onze mais fraco que o habitual por parte dos pupilos de Carlos Queirós. Ainda assim, o treinador português irá querer, certamente, evitar o desaire na prova, e este pode tornar-se num embate com poucos golos à mistura.