Clermont – PSG (Ligue 1)
Líder da Ligue 1 com 12 pontos de avanço numa altura em que restam disputar 24, o PSG vai conquistar o título francês e está ciente de que é uma questão de tempo até consegui-lo. O Clermont, por sua vez, continua a lutar pela permanência.
Análise Clermont
O Clermont ascendeu esta temporada ao escalão máximo do futebol francês e desde logo foi apontado como um dos principais candidatos a terminar nos últimos três lugares.
Por esta altura, a formação treinada por Pascal Gastien está imediatamente acima dos três últimos lugares e ocupa o 17º lugar com 28 pontos conquistados em 30 jogos. A vantagem em relação a Metz e Bordéus (dois últimos colocados que vão descer de modo direto) é de cinco pontos, ao passo que em relação ao Saint-Étienne (18º) é de apenas um ponto – lembramos que, em França, o antepenúltimo da Ligue 1 disputa um “play-off” com o terceiro colocado da Ligue 2.
A situação é tudo menos confortável e a atual sequência também não, dado que o Clermont somou apenas um ponto nos últimos cinco jogos e prepara-se para encarar o PSG na sequência de derrotas frente a Lille (4-0), Lorient (0-2), Lens (3-1) e Nantes (2-3). Na receção ao Nantes, o Clermont esteve a perder por duas vezes, conseguiu empatar o encontro a um e a dois mas acabou mesmo por perder com um golo de Randal Kolo Muani aos 67 minutos. Só duas equipas sofrem mais que a formação de Clermont-Ferrand (leva 54 tentos encaixados) nesta Ligue 1.
O PSG é uma equipa “de outro campeonato” e custa a crer que o Clermont alcance algo de positivo aqui, embora seja certo e sabido que os jogadores se tentarão transcender neste encontro.
Abdul Samed foi expulso diante do Nantes e é baixa para este encontro. Johan Gastien, Lucas Da Cunha e Elbasan Rashani estão em duvida depois de terem estado infetados com COVID-19.
Onze provável: Djoco, Zedadka, Seidu, Ogier, N’Simba, Busquets, Magnin, Berthomier, Dossou, Allevinah, Bayo
Análise PSG
O PSG vai resgatar o título gaulês que na última época perdeu de forma surpreendente para o Lille, mas a época 2021/22 estará longe de ficar marcada pela positiva para o clube do Parc des Princes. No ano em que Leo Messi aterrou na capital francesa para se juntar à dupla Neymar – Mbappé, PSG conquistará somente o campeonato gaulês depois de ter protagonizado uma enorme desilusão na Liga dos Campeões.
O campeonato caminha para o fim, a conquista do título é quase que um dado adquirido mas de pouco valerá a Mauricio Pochettino, técnico argentino que deverá abandonar o clube no final da temporada. Nenhuma das “super estrelas” da constelação parisiense tem apresentado a regularidade desejada em termos de rendimento, coletivamente a equipa também está longe de encantar e a saída do argentino deverá mesmo acabar por se concretizar, restando saber se Kylian Mbappé não rumará também a Madrid.
Fora de portas, o PSG não se tem dado bem. Apesar de chegar a Clermont-Ferrand na sequência de uma goleada por cinco bolas a uma frente ao frágil Lorient, nas últimas três deslocações para a Ligue 1, o PSG perdeu em Nantes (3-1), em Nice (1-0) e no Mónaco (3-0). Não há motivos para poupanças e Pochettino deverá levar a jogo a equipa mais forte que tiver à disposição.
Diallo, Kurzawa, Bernat, Herrera, Verratti e Di María estão em duvida para este desafio. Leandro Paredes foi submetido a uma cirurgia e é baixa para o que resta da temporada.
Onze provável: Donnarumma, Hakimi, Marquinhos, Kimpembe, Nuno Mendes, Danilo, Verratti, Gueye, Messi, Neymar, Mbappé
Dica de Prognóstico
O PSG viaja até ao reduto de uma das equipas mais vulneráveis da La Liga e Pochettino não deverá proceder a poupanças. Os pontos são mais importantes para o Clermont que para o PSG, mas só uma exibição muito má dos parisienses poderá fazer com que fiquem pontos em Clermont-Ferrand.
As melhores Casas de Apostas
[betclic] [nossa-aposta][betway]