Chelsea – Leeds (Premier League)
O avultado investimento do Chelsea no mercado e inverno tarda em dar frutos. Na jornada 26 da Premier League 2022/23, têm encontro agendado com o Leeds United em Stamford Bridge.
Análise Chelsea
O Chelsea pulverizou o máximo de dinheiro investido por um clube numa só temporada. Depois de, no versão, ter gasto uma quantia superior a 281 milhões de euros, no mercado de inverno, os “Blues” investiram mais de 329 milhões de euros e alcançaram uma cifra recorde.
Para já, o reforço do plantel não tem surtido efeito em termos práticos, já que o Chelsea não triunfa há seis jogos oficiais, venceu apenas um dos últimos dez e prepara-se para encarar o Leeds após três desaires consecutivos e sem qualquer golo marcado nesta sequência: Borussia Dortmund (1-0), Southampton (0-1) e Tottenham (2-0).
Do ponto de vista classificativo, a situação é tudo menos confortável: o Chelsea ocupa 10º lugar da tabela com 31 pontos conquistados, está a oito dos lugares que dão acesso às competições europeias e os postos que permitem estar na Liga dos Campeões já estão a uma distância de 14 pontos.
A três dias de disputar a decisão dos “oitavos” na receção ao Borussia Dortmund, Graham Pottter poderá optar por salvaguardar a condição física de alguns dos seus atletas sem, no entanto, descartar o quão importante será regressar às vitórias neste desafio para aumentar os índices de confiança da equipa. Na última ocasião em que o Chelsea jogou em Stamford Bridge, perdeu com o “lanterna vermelha” Southampton (0-1), mas foi no seu reduto que conquistou os únicos três triunfos nos últimos 15 jogos.
Um dos grandes problemas deste Chelsea tem residido precisamente no ataque: com apenas 23 golos sofridos, são poucas as equipas que apresentam pior registo a esse nível. Para se ter uma ideia, por esta altura, os “Blues” têm apenas mais um golo marcado que o antepenúltimo colocado Bournemouth. Para além disso, só cinco equipas têm menos tentos apontados a jogar em casa que o Chelsea (13). Madueke, Mudryk e João Félix chegaram no mercado de inverno para tentarem alterar a atual situação.
Mendy, Thaigo Silva, Kanté, Pulisic e Broja são baixas por estarem a contas com lesão.
Onze provável: Kepa, James, Badiashile, Koulibaly, Chilwell, Loftus-Cheek, Enzo, Madueke, Mudryk, João Félix, Havertz
Análise Leeds
A temporada também não está a de correr feição em Leeds, de tal forma que os “Whites” chegam a esta jornada apenas um ponto acima da linha de perigo.
Os maus resultados precipitaram a saída de Jesse Marsch do comando técnico da equipa e, para o lugar do norte-americano, chegou Javi Gracia, técnico espanhol com experiência no futebol ingês, já que esteve entre 2017/18 e 2019/20 ao serviço do Watford.
Anunciado no dia 21 de fevereiro, Javi Gracia conquistou a primeira vitória à frente do Leeds na receção ao “lanterna vermelha” Southampton (1-0). O triunfo constituiu um “balão de oxigénio” para uma equipa que não vencia há cinco jogos oficiais e que não triunfava para a Premier League desde o dia 5 de novembro, mas o primeiro desaire não tardou a surgir. No último dia de fevereiro, em noite de visita ao Fulham para a FA Cup, o Leeds saiu derrotado por dois tentos sem resposta e despediu-se da segunda competição de clubes mais importante de Inglaterra. Em oito vitórias na presente época, apenas cinco foram conquistadas em contexto de Premier League e, na antecâmara de mais uma deslocação, note-se que o Leeds só venceu uma vez fora de portas, nomeadamente na visita a Anfield para medir forças com o Liverpool (1-2). Por outro lado, uma das poucas “vítimas” do Leeds na presente época foi este Chelsea (3-0), em agosto, sendo que muita coisa mudou desde então: à época, o Leeds estava tutela de Jesse Marsch e o Chelsea ainda era comandado por Thomas Tuchel. Neste momento, ambas as equipas atravessam momentos menos bons, mas o Leeds está a iniciar um novo ciclo sob ordens de Javi Gracia.
Forshaw, Dallas e Rodrigo são baixas por lesão, enquanto Struijk e Sinisterra permanecem em dúvida.
Onze provável: Meslier, Ayling, Koch, Wober, Firpo, Adams, McKennie, Aaronson, Summerville, Gnonto, Bamford
Dica de Prognóstico
O favoritismo está naturalmente do lado do Chelsea, ainda que os resultados e prestações recentes não permitam depositar grande confiança no coletivo londrino.
Casas de Apostas com os melhores Bónus