Celtic – FK Sarajevo (Liga dos Campeões)
O Celtic é já um “habituê” das fases preliminares da Liga dos Campeões nos últimos anos. Os “Católicos” iniciaram o seu percurso na atual edição da melhor forma e esperam poder “fechar” esta segunda pré-eliminatória com uma goleada.
O campeão escocês em título até “entrou em falso” no primeiro encontro oficial na nova temporada, uma vez que o FK Sarajevo se adiantou no marcador perto da meia hora de jogo, por intermédio de Mirko Oremus. No entanto, a vantagem da equipa bósnia seria “sol de pouca dura”. O jovem escocês Michael Johnston empatou a partida ainda na primeira parte e a “cambalhota” no marcador no Asim Ferhatovic Hace, em Sarajevo, seria concretizada por intermédio do francês Odsonne Édouard, logo a abrir a primeira parte. A vantagem e os dois golos apontados fora de casa, ainda para mais diante de uma formação claramente inferior, permitiam à equipa escocesa levar a eliminatória para o Celtic Park em ótima posição. No entanto, a equipa de Neil Lennon ainda viria a aumentar a vantagem. O inglês Scott Sinclair, ex-Manchester City, estabeleceu o 3-1 final, resultado passível de gestão na segunda mão da eliminatória.
Dadas as circunstâncias, o segundo embate poderá muito bem ser encarado como mais uma etapa de preparação para a nova época, ainda que a natureza competitiva do desafio obrigue, claro está, a um rigor muito maior em termos de abordagem a este desafio.
Na última época, antes da eliminação às mãos do AEK, o Celtic bateu Alashkert (3-0) e Rosenborg (3-1) nos seus domínios.
Onze provável: Scott Bain, Jozo Simunovic, Kristoffer Ajer, Bolingoli, Mbombo, Nir Bitton, Ryan Christie, Scott Brown, Callum McGregor, James Forrest, Michael Johnston, Odsonne Édouard
O FK Sarajevo, atual campeão da Bósnia, recuperou o título que lhe fugia desde 2014/15 e assegurou o regresso à etapa preliminar da Liga dos Campeões. Um ano depois de ter disputado a fase preliminar da Liga Europa na qual caiu às mãos dos italianos da Atalanta com estrondo, a formação da capital bósnia soube, assim que conheceu o sorteio, que as suas hipóteses de sucesso seriam muito reduzidas, ou não estivesse do lado contrário a poderosa formação do Celtic de Glasgow, uma das poucas nesta primeira pré-eliminatória que tem legitimidade para sonhar com o acesso à fase de grupos da competição.
Tal e qual como acontece com o Celtic, o Sarajevo também está a disputar os dois primeiros encontros oficiais da época, pelo que a nível de ritmo, as duas equipas estão em pé de igualdade. O Sarajevo sabe que as hipóteses de retirar algo deste encontro são muito remotas, assim como a responsabilidade, pretendendo evitar uma derrota por números amplos na visita a Glasgow.
Onze provável: Kovacevic, Lazic, Serbecic, Hodzic, Sabanovic, Rahmanovic, Oremus, Hebibovic, Velkoski, Ahmetovic, Milanovic
Adivinha-se uma tarde tranquila no Celtic Park, em Glasgow. Os “Católicos” têm tudo para vencer o Sarajevo sem problemas e por uma margem confortável.