Feirense – FC Porto (Liga NOS)
Enquanto em Lisboa, Benfica e Sporting lutarão pela vitória para se manterem à altura do líder FC Porto, a norte, a equipa azul e branca fará uma curta deslocação para tentar somar mais três pontos na Feira. O conjunto fogaceiro luta para se manter à tona, numa segunda metade da tabela da Liga NOS ainda cheia de incertezas quanto às equipas que viverão com tranquilidade e às equipas que terão de enfrentar a luta pela manutenção. Um jogo que tem tudo para ser um bom aperitivo para o que irá acontecer, logo a seguir, no Estádio da Luz.
Sabia-se, à partida, que o trabalho de Nuno Manta Santos no seu segundo ano como treinador principal do Feirense seria bastante mais difícil do que o da época transacta. Aquando da substituição de José Mota, o treinador inovou pelos métodos e pela proximidade com o seus jogadores, revelando um conhecimento profundo dos mesmos e daquilo que poderia ser retirado do seu potencial enquanto jogadores do Feirense. Começando a época atual, as dificuldades para o Feirense encontrar, no mercado, jogadores à altura de parte dos seus concorrentes acaba por se revelar como um dado importante no que toca à avaliação das suas capacidades. Desta forma, as dificuldades sentidas serão naturais ao contexto da própria equipa, com o trabalho de Nuno Manta a ser respeitado e, por isso mesmo, muito melhor conhecido pelos seus adversários. Com o objetivo na manutenção, a equipa do Feirense revela, por estes dias, pouca capacidade para surpreender um grande, o que, vindo de cinco jogos sempre a perder na Liga NOS será, provavelmente, um sinal de fragilidade num momento importante da época.
Onze Provável: Caio Secco – Jean Sony, Luís Rocha, Flávio Ramos, Tiago Gomes – Babanco, Luís Aurélio – Hugo Seco, Tiago Silva, Etebo – João Silva.
O FC Porto segue na frente da Liga NOS, com os mesmos pontos do Sporting, e se algo pode enevoar o rendimento da equipa de Sérgio Conceição até ao presente momento na época, é o facto de não ter sido capaz de materializar em pontos o domínio exercido sobre a sua concorrência. Dois jogos poderão vir a pesar no balanço final da temporada portista, com os empates frente a Sporting e Benfica na primeira volta, em exibições de grande domínio da equipa do FC Porto, a saberem a muito pouco. Entrando em campo uma hora antes dos seus rivais, que se defrontarão na noite desta quarta-feira, o FC Porto terá em mente apenas uma vitória, a ser garantida com o mínimo de problemas possível. Confirmar o seu bom momento e manter, no início do ano civil, a liderança (que poderá acabar por se transformar em solitária, se o Sporting não vencer na Luz), serão as linhas que Sérgio Conceição pretenderá garantir, num mês onde, para além de mais uma eliminatória da Taça de Portugal, a sua equipa disputará o primeiro título da época na Taça da Liga. Héctor Herrera, expulso no jogo da Taça da Liga, ficará de fora desta partida.
Onze Provável: José Sá – Ricardo Pereira, Felipe, Marcano, Alex Telles – Danilo Pereira – Corona, André André, Brahimi – Marega, Aboubakar.
Nuno Manta conseguiu travar o FC Porto por duas vezes, na época passada, empatando no Estádio do Dragão em jogos da Taça da Liga e da Liga NOS. Agora tem um desafio mais exigente, até porque o seu adversário está bastante mais forte e confiante.
Um encontro onde o conjunto portista precisa de uma vitória para aproveitar o que sairá do dérbi de Lisboa.