Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.75
Rivalo
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
60% Sucesso
Próg. realizados
4459
Média Odds usadas
1.64
Próg. certos
2605
Próg. errados
1747

Camarões – RD Congo (Amigável de Seleções)

As 16 seleções qualificadas para a Taça das Nações Africanas 2017 já trabalham tendo em vista a participação na prova que vai decorrer no Gabão. A primeira semana do novo ano civil fica marcada pelos primeiros compromissos de preparação. Yaoundé, capital dos Camarões, recebe o jogo entre a seleção local e a congénere da República Democrática do Congo.

A seleção dos Camarões volta a marcar presença na fase final da competição de seleções mais importante do continente africano e quer apagar a imagem deixada na Guiné Equatorial, há dois anos, quando foi precocemente eliminada ao terminar na quarta posição do grupo D com apenas dois pontos. A fase de qualificação correu bem aos eleitos do treinador Hugo Broos, uma vez que terminaram a derradeira fase de grupos de acesso à Taça das Nações Africanas sem derrotas, conquistando 14 pontos em seis jogos numa etapa em que mediram forças com as seleções de Mauritânia, África do Sul e Gâmbia. A comitiva reuniu-se ao início da tarde de segunda-feira, 2 de janeiro, em Yaoundé, cidade em que vai defrontar a República Democrática do Congo e o Zimbabwe antes de voar com destino a Liberville.

De um ponto de vista global, estamos perante um conjunto maduro, maioritariamente composto por jogadores que já possuem experiência em fases finais de grandes competições. Jogadores como N’Koulou, Chedjou, Salli, Bedimo, Choupo-Moting, Moukandjo ou Vincent Aboubakar integram a convocatória e também fizeram parte da comitiva que viajou para o Brasil em 2014 para disputar o campeonato do mundo. No grupo A juntamente com Gabão, Guiné-Bissau e Burkina Faso, os camaroneses surgem como favoritos a garantir um dos dois lugares de acesso à fase seguinte.

Onze Provável: Fabrice Ondoa, Henri Bedimo, Nicolas N’Koulou, Aurélien Chedjou, Michael Ngadjui, Ambroise Oyongo, Sébastien Siani, Edgar Salli, Benjamin Moukandjo, Zoua, Ibrahim, Vincent Aboubakar

amigável internacionalA boa prestação da República Democrática do Congo na CAN 2015 aumenta a responsabilidade da equipa treinada por Jean Ibengé na hora de abordar a competição que se avizinha. Embora tenha rejeitado definir um objetivo concreto, Jean Ibengé revelou que “não planeia voltar do Gabão antes de fevereiro”, mês marcado pela realização das meias-finais (dia 1), encontro de atribuição m do terceiro lugar e final. Detentora da medalha de prata do futebol africano, a seleção congolesa possui uma boa geração de futebolistas e apresenta capacidade para voltar a chegar longe. Nomes como Youssouf Mulumbu, Dieumerci Mbokani ou Cédric Bakambu certamente serão familiares ao ouvido do adepto, ou não estivéssemos a falar de atletas que atuam nos relvados ingleses e espanhóis. Nos 31 pré-convocados do seleccionador congolês, constam oito jogadores que atuam em Inglaterra, dois em França, dois em Espanha e outro na Alemanha – destacando apenas os principais campeonatos. Os “Leopardos” iniciaram a participação no dia 28 de dezembro, mas o grupo não se apresentou completo em virtude dos compromissos dos atletas com os clubes. Yanick Bolasie, do Everton, é a principal baixa por lesão.

Líder do grupo A de apuramento para o Mundial 2018 a par da Tunísia (seis pontos em dois jogos), a República Democrática do Congo também brilhou a caminho da fase final da prova que se avizinha, ao terminar o grupo B de apuramento na liderança com 15 pontos, frutos de cinco vitórias em seis jogos – República Centro-Africana, Angola e Madagáscar foram os três adversários na última fase de apuramento para a competição.

Onze Provável: Ley Matampi, Marcel Tisserand, Chancel Mbemba, Fabrice Nsakala, Gabriel Zakuani, Youssouf Mulumbu, Neeskens Kebano, Rémi Mulumba Paul José Mpoku, Dieumerci Mbokani, Cédric Bakambu

O último encontro entre estas duas seleções reporta-nos à CHAN 2016, competição em que os seleccionadores costumam apostar em jovens que atuam nos campeonatos locais. Nos dois encontros anteriores, ambos amigáveis disputados em 2015, registaram-se empates a um golo. Antevê-se um encontro equilibrado entre as duas equipas e é provável que tanto uma como outra consigam chegar ao golo, atendendo também à qualidade que possuem nas respetivas frentes de ataque.

Prognóstico
Odd
Ambas Equipas Marcam
1.75
Rivalo
Resultado
Erro
Afonso Canavilhas
60% Sucesso
Próg. realizados
4459
Média Odds usadas
1.64
Próg. certos
2605
Próg. errados
1747