Young Boys – Estrela Vermelha (Liga dos Campeões)
O Young Boys, bicampeão da Suíça, enfrenta o Estrela Vermelha no “play-off” de acesso à Liga dos Campeões. A estreia da formação de Berna na fase preliminar da competição está agendada para esta quarta-feira, dia 21.
Uma vez quebrada a hegemonia do Basel em solo suíço, o Young Boys “tomo-lhe o gosto” e venceu o seu segundo título consecutivo, garantindo novamente presença neste “play-off” de acesso à Liga dos Campeões 2019/20. Um ano depois de se ter superiorizado ao Dinamo Zagreb nesta fase, o Young Boys vai ter pela frente o Estrela Vermelha, campeão sérvio que também esteve na última edição da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Até então, o Young Boys disputou cinco jogos oficiais na atual temporada. Nas quatro primeiras jornadas do campeonato suíço, após uma igualdade a uma bola na estreia com o Servette, o Young Boys bateu o Neuchâtel Xamax (1-0), o Lugano (2-0) e o St. Gallen (2-3). Na última sexta-feira (16), viajou até ao reduto do Etoile-Carouge em encontro da Taça e venceu por uma bola a zero, desafio em que Gerardo Seoane promoveu algumas alterações na equipa já a pensar no desafio com o Estrela Vermelha.
Neste início de época, os camaroneses Jean-Pierre Nsamé (quatro golos) e Mounmi Ngamaleu (três golos) têm sido as grandes referências da equipa, jogadores que estão a cumprir a terceira temporada no clube. A direção do clube apostou na continuidade e Seoane, campeão na última época após ter chegado ao clube proveniente do Luzern, continua ao leme.
Onze Provável: van Ballmoos, Janko, Garcia, Zesiger, Lustenberger, Chrisotpher Pereira, Mounmi Ngamaley, Vincent Sierro, Aebischer, Assalé, Nsamé
O histórico Estrela Vermelha de Belgrado “arrasou” a concorrência na última época a nível doméstico e ainda brilhou (na medida do possível) na Liga dos Campeões mesmo integrando o “grupo da morte” juntamente com Nápoles, Liverpool e PSG. Para chegar a esta etapa da fase preliminar da Liga dos Campeões, o Estrela Vermelha teve bem mais trabalho que o Young Boys, uma vez que já teve que se superiorizar a três adversários: começou por eliminar o FK Suduva (0-0, 2-1), seguiu-se o HJK da Finlândia (2-0, 1-2) e, na última ronda, bateu o Copenhaga (1-1, 1-1 [6-7 g.p]) ao sobreviver a uma autêntica maratona de grande spenalidades na capital da Dinamarca. A nível interno, não há quem “bata o pé” à equipa de Belgrado que conta com os serviços do português Tomané, dado que em quatro jogos, o Estrela Vermelha venceu todos – Javor Ivanjica (2-0), Radnicki Nis (2-0), Mladost Lucani (2-0) e Spartak Subotica (2-3).
Os sérvios só ficaram “em branco” no primeiro encontro oficial da temporada e vão à procura do golo na Suíça, contando com talento suficiente para tal. O ganês Richmond Boakye é o rosto goleador de uma equipa que conta com unidades interessantes como Degenek, Canãs no meio-campo ou Marin na frente. Nemanja Milunovic, expulso na Dinamarca, é baixa para este encontro. O sacrifício e a agressividade na abordagem ao jogo são características desta equipa do Estrela Vermelha.
O Estrela Vermelha ainda não venceu nenhum encontro fora de casa nesta fase preliminar da Liga dos Campeões. Esta parca aptidão a jogar fora de portas é algo que já se verificava na temporada passada e deve ser tida em conta à entrada para esta vista a Berna.
Onze Provável: Borjan, Gobeljic, Degenek, Pankov, Rodic, Jovancic, Cañas, Ivanic, Marin, Vukanovic, Boakye
O Young Boys joga em casa, com o apoio do seu público e é aparenta ter melhores condições para alcançar um resultado positivo nesta primeira mão, ainda que a eliminatória se adivinhe equilibrada.