Borussia M’Gladbach – Nuremberga (Bundesliga)
O Borussia M’Gladbach e o Nuremberga colocam-se frente a frente esta terça-feira no Borussia Park, num desafio a contar para a 16ª jornada da Bundesliga. O Potros empataram no fim-de-semana e permitiram que o Bayern de Munique se aproximasse, estando agora obrigados a somar estes 3 pontos de modo a manterem a segunda posição na tabela. Do outro lado chega um Nuremberga que somou a segunda derrota consecutiva, dando continuidade à seca de vitórias que atravessa desde Setembro.
O Borussia M’Gladbach ocupa o 2º lugar com 30 pontos, fruto de 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com parciais de 33 golos marcados e 16 golos sofridos. Depois de vencer na recepção ao Stuttgart (3-0), o Borussia M’Gladbach foi empatar a zero em terreno do Hoffenheim no sábado à tarde, permitindo que o Bayern de Munique o alcançasse na tabela, ambos com 30 pontos, mas mantendo-se acima dos Bávaros graças à diferença de golos. Os Potros são a melhor equipa do campeonato a jogar em casa, detendo o melhor registo caseiro da prova com 7 vitórias em 7 jogos aqui disputados, contabilizando 21 golos marcados e 3 golos sofridos.
Este conjunto da casa apresenta o segundo ataque mais competente do campeonato, e recebe aqui a equipa com mais golos sofridos do mesmo, um adversário que vem em boa hora, já que a necessidade de regressar às vitórias é grande. Thorgan Hazard é o jogador em maior destaque deste conjunto, o elemento mais influente da equipa com 8 golos marcados e 6 assistências feitas. A equipa conta sempre com uma grande atmosfera quando actua no seu reduto, com o apoio do seu público a funcionar sempre quase como um 12º elemento dentro de campo, e a equipa irá entrar a todo o gás para se manter como o conjunto mais próximo do líder Borussia Dortmund, com quem joga para a semana. Ginter, Stindl e Raffael estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Sommer – Lang, Beyer, Elvedi e Wendt – Strobl, Neuhaus e Zakaria – Traoré, Pléa e Hazard.
O Nuremberga, por sua vez, ocupa o 17º lugar com 11 pontos, fruto de 2 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, com parciais de 14 golos marcados e 35 golos sofridos. Depois de conseguir um empate na recepção ao Bayer Leverkusen (1-1), o Nuremberga foi incapaz de pontuar nos seguintes dois jogos, chegando aqui após derrotas contra o Bayern de Munique (3-0) e Wolfsburg (0-2). A equipa está então em posição de descida, já 3 pontos abaixo da linha de água, e precisa de começar a pontuar rapidamente, ou assegurar a manutenção poderá começar a ficar mais complicado.
Fora de portas é onde o Nuremberga tem claramente mais dificuldade em somar pontos, ainda não venceu na condição de visitante e nos 7 jogos fora dos seus domínios empatou 2 e perdeu 5, contabilizando 5 golos marcados e 25 golos sofridos. Só nas últimas duas deslocações, o Nuremberga concedeu 8 golos. O seu mau momento como visitante é claro, e a equipa desloca-se a um reduto sempre muito complicado, o que pode continuar a piorar as coisas para o conjunto da Baviera. Lippert, Mathenia e Behrens estão de fora, todos lesionados.
Onze Provável: Bredlow – Bauer, Margreitter, Ewerton e Leibold – Petrák e Rhein – Kerk, Pereira e Misidjan – Ishak.
Os Potros são a equipa com melhor registo caseiro do campeonato alemão, e chegam aqui num bom momento de forma, especialmente nestas condições. Perder pontos aqui é inadmissível, até porque conta com o Bayern de Munique à perna, e tendo em conta que a equipa da casa apresenta o segundo melhor ataque da prova, que enfrenta a pior defesa, qualquer resultado que não seja uma vitória confortável dos Potros será uma surpresa.