Borussia Dortmund – Bayern de Munique (Bundesliga)
O “Der Klassiker” aquece a jornada 10 da Bundesliga 2023/24. O Westfalenstadion, em Dortmund, acolhe o duelo entre a formação local e o Bayern de Munique, “ferido” após uma chocante eliminação da Taça da Alemanha.
Análise Borussia Dortmund
Depois de na última temporada ter perdido o título alemão de forma um tanto ou quanto escandalosa, o Borussia Dortmund volta a querer intrometer-se na discussão. Por esta altura, a formação que habitualmente veste de amarelo e negro ocupa o 4º lugar da pauta classificativa com 21 pontos, distando quatro do líder Leverkusen e afirmando-se como um dos três únicos conjuntos que ainda não sabem o que é perder na atual edição do principal escalão do futebol germânico.
Nos últimos cinco desafios oficiais, o Borussia Dortmund somou quatro vitórias e dividiu pontos apenas uma vez, nomeadamente na mais recente jornada, frente ao Eintracht Frankfurt (3-3). Após a visita ao Deutsche Bank Park, os comandados de Edin Terzic cumpriram com o que lhes competia e eliminaram o Hoffenheim da Taça da Alemanha, encontro em que o Borussia entrou em campo sem algumas das suas principais unidades.
A prioridade ao longo de toda a semana terá sido, naturalmente, a preparação deste “Der Klassiker”, até porque uma vitória no “mano a mano” com o principal candidato ao título poderá corresponder a um importante “boost” em termos de confiança para esta equipa.
Em cinco encontros disputados no seu “cofre forte” até então, o Borussia Dortmund venceu quatro e empatou apenas um, na receção ao Heidenheim (2-2), em encontro que data do início de setembro. Note-se que, ainda que isso já tenha acontecido por duas vezes na Liga dos Campeões – PSG (2-0) e AC Milan (0-0) -, o Borussia ainda não ficou “em branco” na atual edição da Bundesliga, contabilizando, por esta altura, 20 tentos a seu favor.
Duranville é baixa confirmada no Borussia Dortmund.
Onze provável: Kobel, Ryerson, Hummels, Schlotterbeck, Bensebaini, Nmecha, Sabitzer, Reus, Reyna, Malen, Fullkrug
Análise Bayern
O Bayern de Munique viaja até ao terreno do seu maior rival depois de uma eliminação da Taça da Alemanha com contornos chocantes. O “Colosso da Baviera” saiu derrotado do Ludwigspark Stadion, casa do Saarbrucken, emblema que, por esta altura, é um dos piores colocados da terceira divisão alemã. Nada justifica semelhante e inesperada hecatombe, sobretudo tendo em conta que, para além da abismal diferença em termos qualitativos, o Bayern até se encontrava a atravessar uma excelente fase, de tal forma que vinha de uma série de cinco triunfos consecutivos, o último deles diante do Darmstadt por oito (!) bolas a zero.
O desaire diante do Saarbrucken aumenta a necessidade de responder prontamente e o Bayern quer fazê-lo já nesta visita ao terreno do maior rival. Não há dúvidas de que o Bayern tem capacidade mais que suficiente para lograr esse feito e a realidade é que o histórico de embates é amplamente favorável ao emblema da Baviera. Nas últimas duas épocas, o Bayern venceu três dos quatro embates com o Borussia Dortmund, sendo que a exceção correspondeu a uma igualdade a duas bolas na temporada passada, precisamente no Westfalenstadion.
Até então, o Bayern só perdeu pontos em duas ocasiões, ambas fora de portas: empatou com o Bayer Leverkusen (2-2) e com o RB Leipzig (2-2).
Kimmich, expulso diante do Darmstadt, vai cumprir castigo neste encontro.
Onze provável: Neuer, Mazraoui, Min-Jae, Upamecano, Davies, Laimer, Goretzka, Musiala, Sané, Coman, Kane
Dica de Prognóstico
O Bayern é apontado como favorito à vitória nesta edição do “clássico”. Tudo leva a crer que teremos um duelo equilibrado e muito provavelmente com golos de ambas as equipas.
Casas de Apostas com os melhores Bónus