Bordéus – Lyon (Ligue 1)
A jornada 34 da Ligue 1 2018/19 começa com o duelo entre o Bordéus de Paulo Sousa e o Lyon. A cinco jornadas do fim, a equipa forasteira segue na luta pelo acesso às competições europeias da próxima temporada.
A temporada não tem corrido da melhor forma ao Bordéus, tanto que a direção do clube abdicou dos serviços do treinador Gus Poyet à entrada para o último terço da temporada e para assegurar os serviços do português Paulo Sousa, técnico que já cumpriu cinco jogos ao leme do atual projeto – uma vitória, dois empates e duas derrotas. Os dois desaires surgiram nos dois compromissos mais recentes, frente a Saint-Étienne (3-0) e Nimes (2-1), ambos fora de portas. A receção ao Lyon – pese embora o momento menos bom que o adversário atravessa – corresponde ao desafio mais exigente para Paulo Sousa desde que chegou ao comando do Bordéus.
No que toca ao desempenho do Bordéus a jogar em casa, a verdade é que a equipa apresenta um registo interessante olhando aos objetivos que ostenta: em 16 jogos para a Ligue 1, somou sete vitórias, empatou seis vezes e perdeu três. No ano civil de 2019, em seis jogos disputados no seu terreno, o Bordéus só perdeu diante do Montpellier (1-2) e também só ficou em branco por uma vez, na receção ao Guingamp (0-0).
Dez pontos acima da linha de perigo, o Bordéus já não luta por nenhum objetivo concreto e essa é uma situação que deve ser tida em conta para avaliar a motivação dos seus jogadores.
Igor Lewczuk, Samuel Kalu, Aurelien Tchouameni e Andreas Cornelius são baixas nos donos da casa.
Onze provável: Costil, Sabaly, Koundé, Jovanovic, Lauray, Otávio, Basic, Youssouf, de Préville, Maja, Kamano
O Lyon bateu o Angers por duas bolas a uma com golos de Memphis Depay e Martin Terrier, triunfo que pôs fim a uma série de três desaires consecutivos frente a Rennes (2-3), Dijon (1-3) e Nantes (2-1). Apesar da negatividade dos resultados recentes, a formação comanda por Bruno Génésio segue no terceiro lugar da pauta classificativa com 59 pontos, somente mais três que o Saint-Étienne. Com os “Verts” a uma distância reduzida e embates agendados diante de Lille e Marselha até final, a margem de erro é reduzida para o Lyon que, tal e qual como na presente temporada, ambiciona estar novamente entre a elite do futebol europeu.
À semelhança do que já acontecia na temporada passada, o Lyon é uma das melhores equipas do ponto de vista ofensivo na realidade gaulesa. Ao cabo de 33 rondas, leva 55 golos marcados, afirmando-se como segundo ataque mais concretizador da Ligue 1 2018/19 a par do Strasbourg. De resto, o Lyon fez pelo menos um golo em cada um dos últimos dez jogos oficiais que disputou.
O registo recente do Lyon a jogar fora de portas não é digno de um conjunto candidato ao acesso à Liga dos Campeões – nos últimos cinco jogos enquanto visitante, venceu apenas um desafio, empatou outro e perdeu três.
O brasileiro Fernando Marçal é a principal ausência no Lyon. Ferland Mendy permanecem em duvida.
Onze provável: Anthony Lopes, Dubois, Tete, Denayer, Marcelo, N’Dombélé, Aouar, Fékir, Depay, Cornet, Terrier
O Lyon não venceu nenhum dos últimos cinco embates com o Bordéus, conjunto que levou a melhor por duas vezes. Ambas as equipas marcaram na sequência descrita. Um dado comum é o facto de ambas as equipas terem marcado em todos os encontros, situação que, ao que tudo indica, se pode repetir neste desafio.