Bologna – Juventus (Série A)
Derrotada na decisão da Taça de Itália pelo Nápoles, a Juventus volta esta segunda-feira (22) à ação e centra atenções na disputa da Série A. Na jornada 27 da competição, a formação de Turim viaja até Bologna e quer vencer para manter a liderança isolada.
Análise Bologna
O Bologna entrou em campo pela última vez a 29 de fevereiro para medir forças com a Lazio, em Roma, encontro que culminou com um desaire por duas bolas a zero. Quase quatro meses depois, a formação treinada pelo sérvio Sinisa Mihajlovic, técnico que luta contra uma doença oncológica, prepara-se para regressar à ação e logo diante da campeã em título e líder Juventus. No 10º posto da pauta com 34 pontos somados em 26 jornadas, o Bologna está mais perto dos lugares que dão acesso às provas europeias que da linha de perigo, situando-se nove pontos acima da zona de relegação. Até então, o balanço de uma temporada com mais altos que baixos é positivo e o Bologna tem tudo para rubricar um final de campanha sem grandes preocupações. A luta que Sinisa Mihajlovic tem travado galvaniza a equipa dentro das quatro linhas, caraterizando-se pela combatividade e espírito de sacrifício. Habitualmente escalonada em 1x4x2x3x1, a formação do Bologna é uma equipa agressiva na pressão sobre o portador e que procura ganhar a bola em zona alta para se acercar as redes adversárias com perigo. Ao todo, o Bologna leva 38 golos apontados, ao passo que os adversários encontraram os caminhos para as suas redes em 42 ocasiões.
Para encarar a Juve, a formação do Bologna terá que lidar com algumas baixas. Olsen fica de fora por lesão, ao passo que Bani, Santander e Schouten não vão a jogo por se encontrarem suspensos.
Onze provável: Skorupski, Tomiyasu, Danilo, Denswil, Dijks, Medel, Poli, Soriano, Orsolini, Barrow, Palacio
Análise Juventus
Derrotada na decisão da Supertaça pela Lazio em dezembro, a Juventus falhou o segundo objetivo da temporada ao perder a final da Taça de Itália frente ao Nápoles na decisão através da marcação de grandes penalidades. Cinco dias depois de ter carimbado o acesso à decisão da competição ao empatar sem golos frente ao AC Milan, a Juve voltou a ficar “em branco” diante dos napolitanos e, na decisão a partir da cobrança de castigos máximos, acabou mesmo por perder. O facto de não fazer golos há 180 minutos é tudo menos comum para esta equipa juventina, agora apostada em “vingar” o mais recente insucesso nesta receção ao Bologna. Afinal, à entrada para esta retoma, o conjunto “bianconero” lidera com apenas mais um ponto que a Lazio e apesar da superioridade que possui no plano teórico, a Juve não se pode desleixar. Se vencer, assumirá a liderança à condição, isto porque a Lazio só entrará em cena na quarta-feira (24) e num jogo teoricamente exigente em Bergamo, frente à Atalanta.
A maioria dos jogadores que integram o plantel “juventino” são experientes e estão habituados a lidar com este tipo de cenários, pespetivando-se que consigam dar a resposta que se lhes exige já neste encontro. Ainda que os indicadores recentes não sejam animadores, o favoritismo está todo do lado da Juve, equipa que dispõe de talento mais que suficiente nas suas fileiras para voltar a vencer já neste primeiro jogo após a retoma.
Onze provável: Szczesny, Cuadrado, de Ligt, Bonucci, de Sciglio, Pjanic, Bentancur, Matuidi, Douglas Costa, Ronaldo, Dybala
Dica de Prognóstico
A Juventus saiu derrotada da final da Taça de Itália na decisão através da marcação de grandes penalidades e também não venceu o seu primeiro jogo após a retoma. No entanto, a atual detentora do título e líder da pauta classificativa conta com uma equipa experiente, teoricamente capaz de relativizar os maus resultados recentes e conquistar aqui mais três importantes pontos na luta pela Série A. Os homens de Sarri levam já dois jogos oficiais nas pernas, ao passo que o Bologna não joga há quase quatro meses. Acreditamos que o triunfo sorria a Cristiano Ronaldo e companhia neste desafio.