Boavista – Moreirense (Liga NOS)
A Liga NOS está de regresso e a 25.ª jornada caminha para a sua conclusão, com partidas dispersas por vários dias da semana. No próximo sábado, um desses jogos colocará frente a frente as equipas do Boavista e do Moreirense, no Estádio do Bessa, na cidade do Porto, à porta fechada. Os “axadrezados” não atravessavam uma boa fase aquando do momento da paragem, mas seguem tranquilos na luta pela sobrevivência. Por sua vez, os “cónegos” até ocupam uma posição na primeira metade da tabela classificativa e respiram, assim, livremente.
Análise Boavista
A equipa do Boavista realizou um primeiro terço de campeonato de grande nível e até chegou a alimentar a esperança do sonho do apuramento para as competições europeias. As coisas mudaram desde então, até que a direção do clube “axadrezado” abdicou do técnico Lito Vidigal, para apostar em Daniel Ramos, antigo treinador de Rio Ave, Marítimo, entre outros. Atualmente, a equipa portuense ocupa a 11.ª posição da classificação geral do campeonato português, com registo de 29 pontos, os mesmos do Vitória de Setúbal, ainda que à condição. Em 24 partidas, o Boavista soma um total de sete vitórias, oito empates, nove derrotas, 19 golos marcados e 23 golos sofridos.
Na altura em que a Liga NOS foi alvo de paragem, devido ao surto do novo coronavírus, o Boavista somava uma sequência de quatro partidas consecutivas sem conhecer o sabor da vitória. Pior que isso, talvez o facto de ter somado, nesse período, apenas um ponto, na visita da última jornada, ao terreno do Tondela (1-1). Para trás, ficaram desaires contra o Belenense (1-2), em casa, o Sporting (0-2), fora de casa, e o Gil Vicente (0-1), novamente no Bessa. A última vitória do Boavista aconteceu há cinco jornadas atrás, na deslocação ao reduto do Paços de Ferreira (1-0).
O avançado Nikol Stojiljkovic cumpre suspensão e é, por isso, baixa entre as opções de Daniel Ramos para a retoma.
Onze provável: Hélton Leite – Lucas, Ricardo Costa, Neris – Carraça, Ackah, Obiora, Marlon – Heriberto, Cassiano, Sauer
Análise Moreirense
A equipa do Moreirense tem sido uma das agradáveis surpresas deste campeonato, afastada que tem estado do sobressalto associado às últimas posições da tabela classificativa. Atual 8.º classificado, o conjunto liderado pelo técnico Ricardo Soares (que substituiu Vítor Campelos na reta final da primeira volta da liga) soma um total de 30 pontos (os mesmo de Gil Vicente, com mais um jogo, e Santa Clara). Ao todo, a campanha dos “cónegos” integra um total de sete vitórias, nove empates e oito derrotas, com registo de 34 golos marcados e 32 golos sofridos.
A um ciclo com vários resultados negativos, que coincidiram com a entrada de Ricardo Soares, vindo do Sporting da Covilhã, do segundo escalão, o Moreirense respondeu com uma sequência de seis jogos consecutivos sem derrotas, onde somou três vitórias e três empates. Na última jornada da Liga NOS, realizada antes da interrupção, o Moreirense recebeu e venceu o Marítimo, por 2-0, somando a segunda vitória dos últimos três jogos. Pelo meio, arrecadou um precioso ponto, na visita ao Estádio da Luz, onde conseguiu empatar (1-1) diante do Benfica, num jogo onde até esteve muito perto de surpreender e somar os três pontos.
Onze provável: Pasinato – João Aurélio, Iago Santos, Rosic, Conté – Fábio Pacheco, Alex Soares, Nuno Santos – Bilel, Fábio Abreu, Luís Machado
Dica de Prognóstico
Ambas as equipas chegam a esta jornada da retoma da atividade numa situação confortável, em relação à luta pela sobrevivência. Sem a pressão de ter de somar um bom resultado de forma “obrigatória”, Boavista e Moreirense deverão proporcionar uma partida equilibrada, num jogo onde o “fator casa” deverá ter um peso quase nulo, uma vez que a formação “axadrezada” não poderá contar com a presença do seu público nas bancadas do Bessa. Somando a isso a qualidade que o Moreirense já exibiu sob o comando de Ricardo Soares, dificilmente a equipa de Daniel Ramos conseguirá aqui o regresso às vitórias. Neste sentido, será uma aposta com valor a dupla possibilidade favorável à vitória do Moreirense ou Empate, um mercado cotado a 1.52 na Betclic.