Benfica – Vitória de Setúbal (Liga NOS)
O Benfica chega a este encontro, da 7ª jornada, um pouco entre os “pingos da chuva”. A formação de Bruno Lage tem jogado “qb”, e o triunfo sobre o Gil Vicente foi sem brilho, depois perdeu com o Leipzig para a liga dos campeões, e conseguiu somar os três pontos, em Moreira de Cónegos, novamente no “sufoco”. É um Benfica menos exuberante, sobretudo ao nível defensivo, mas também menos coeso defensivamente. Mas, o Vitória de Setúbal poderá ser o “adversário ideal” para as águias conseguirem um triunfo mais folgado, sobretudo pelas enormes limitações dos sadinos, em termos ofensivos.
O Benfica está no 2º lugar, somando 15 pontos, menos 1 do que o Famalicão que é o líder isolado. As águias tiveram apenas uma “queda”, nestas primeiras seis jornadas, mas foi logo contra o seu principal rival, nesta edição da Liga NOS. O jogo com o FC Porto, em que as águias perderam (0-2), foi verdadeiramente a primeira vez que ficaram expostas algumas fragilidades, sobretudo depois de um início de época fulgurante.
Mas, mais jogos se seguiram em que os encarnados não caíram, mas estiveram quase, e uma delas foi na jornada anterior. Os encarnados estavam a perder por (1-0), até ao minuto 85, com um futebol muito pobre, mas em apenas 5 minutos fez dois golos e acabou por vencer o jogo. Ainda hoje é difícil acreditar como o Benfica conseguiu vencer aquele jogo. Mas, também na jornada anterior, na recepção ao Gil Vicente, o resultado (2-0) foi bem melhor que a exibição. Aqui e ali, o Benfica tem deixado sinais de intranquilidade, ao nível exibicional. O calendário continua a apertar, e “em termos de guerra não se limpam armas”. Esta é uma frase muito batida, mas poderá aplicar-se na perfeição ao momento das águias, que acima de tudo precisam continuar a vencer, jogando mais ou menos futebol, o importante é ir somando os três pontos.
Onze provável: Vlachodimos, André Almeida, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Rafa Silva, De Tomás e Seferovic
O Vitória de Setúbal poderá ficar ou não na primeira Liga, mas já conquistou o “título” de equipa mais defensiva deste campeonato. De facto, a formação sadina está trabalhada para “não deixar jogar”. Preocupa-se “em demasia” em fechar os caminhos para a sua baliza, e isso retira-lhe, claramente, capacidade para chegar mais à frente e causar perigo para as balizas adversárias.
Não é por acaso que o Vitória de Setúbal tem uma defesa ao nível dos grandes, isto se tivermos em conta o número de golos sofridos. Com 4 golos consentidos, melhor só apenas o Benfica, e até o FC Porto tem o mesmo número de golos sofridos. Mas, depois há o reverso da medalha, e vemos apenas um, somente 1 golo apontado pelos sadinos, em 6 jornadas. Ou seja, claramente o pior ataque da liga. E para conferir esses números basta ver os resultados, e sobretudo a quantidade de “nulos” que a formação do Sado coleciona. 4 dos 6 jogos realizados, para a Liga NOS, pelo Vitória de Setúbal, terminaram com (0-0). Os dois restantes jogos, num venceu o Braga por (1-0), e o outro perdeu, no Estádio do Dragão por (4-0).
Onze provável: Makaridze – Sílvio, Pirri, Jorge e Sousa – Semedo, Éber Bessa e Nuno Valente – Mansilla, Zequinha e Guedes
Sabemos como o Vitória de Setúbal vai abordar este jogo, com duas “linhas cerradas”, tentando defender o máximo possível. Até poderá dar resultado, durante algum tempo, mas será uma questão de entrar o primeiro golo, e isso irá obrigar os sadinos a desmontarem a sua estratégia, e isso poderá ser “fatal”, para as suas aspirações. De facto, a equipa não tem “sabido” interpretar outro plano, e isso foi bem evidente na deslocação ao Estádio do Dragão, onde trouxe o “saco cheio”. Também no Estádio da Luz, um cenário idêntico se perspectiva, apesar de termos de ter em conta o calendário apertado das águias.
Os encarnados vão entrar fortes, desde logo para “limpar” a imagem deixada no último jogo, mas também porque é necessário resolver o jogo o quanto antes, para depois poder gerir o esforço. Assim, com o Benfica HT/FT a cotar a 1.55 em Bet.pt, é uma aposta com valor, dentro do mercado regulado.