Bayern de Munique – Borussia Dortmund (Bundesliga)
O “clássico” entre Bayern de Munique e Borussia Dortmund é o encontro de maior cartaz na jornada 24 da Bundesliga 2020/21. O atual líder e campeão em título quer manter distâncias na frente, ao passo que o Dortmund, longe de ser o seu principal perseguidor, luta pelo acesos direto à Liga dos Campeões.
Análise Bayern de Munique
O favoritismo no que concerne à conquista do título está todo do lado do Bayern de Munique, mas o RB Leipzig promete não desarmar até final. Por esta altura, o “Colosso da Baviera” tm somente dois pontos de avanço em relação aos “Búfalos”, margem que não dá qualquer garantia. Facilitar é conceito que não entra no léxico da equipa comandada por Hansi-Flick que se prepara para encarar este jogo na sequência de duas goleadas, uma frente à Lazio (1-4) para a Liga dos Campeões, outra diante do Colónia (5-1). O campeão do mundo em título respondeu assim aos deslizes ante Arminia (3-3) e Eintracht (2-1), voltando a exibir-se igual a si mesmo apesar da quantidade de baixas com as quais tem que lidar.
Apesar do calendário apertado das últimas semanas, com uma ida ao Qatar pelo meio para disputar o campeonato do mundo de clubes, o Bayern teve finalmente algum tempo para “assentar arraiais”, recuperar e preparar o jogo seguinte com maior tranquilidade. Este encontro com o Borussia acontecerá uma semana depois do duelo com o Colónia, o compromisso seguinte está a uma semana de distância e Hansi-Flick certamente respirará melhor em função deste período menos carregado em termos competitivos, até porque poderá voltar a contar com várias unidades que não têm dado seu contributo. O técnico da formação da Allianz Arena não tem motivos para promover alterações significativas na equipa e deverá entrar em cena com o melhor onze à disposição.
Douglas Costa, Nianzou e Tolisso continuam de fora.
Onze provável: Neuer, Sule, Boateng, Alaba, Davies, Kimmich, Goretzka, Muller, Coman, Sané, Lewandowski
Análise Borussia Dortmund
Habituado a “morder os calcanhares” ao Bayern de Munique na luta pelo título, o Borussia Dortmund não tem estado ao melhor nível esta época, tanto que dista 13 pontos do líder e rival ao cabo de 23 jornadas. O objetivo passa por assegurar o acesso direto à Liga dos Campeões da próxima época que, de resto, assinalará o início de uma nova era no Westfalenstadion com a chegada de Lucien Favre, atual técnico do Borussia Monchengladbach cujos préstimos já foram assegurados. Enquanto a mudança não se efetiva, Edin Terdzic, sucessor de Lucien Favre, vai guiando a equipa e a realidade é que o Borussia chega à Allianz Arena a atravessar a melhor fase da temporada, dado que somou os últimos quatro jogos que disputou por vitórias: Sevilha (2-3), Schalke 04 (0-4), Arminia Bielefeld (3-0) e Borussia Monchengladbach (0-1) foram as vítimas, importando referir que a vitória diante dos espanhóis deixa o Borussia com uma vantagem bastante promissora à entrada para a segunda mão dos “oitavos” da Liga dos Campeões e que o duelo com o Gladbach permitiu avançar para as meias-finais da Taça da Alemanha. Conquistar a DFB Pokal, ainda mais sob orientação interina, seria um ótimo feito para o Borussia.
Desde outubro que o Borussia não vencia quatro jogos consecutivos e os homens que vestem de amarelo viajam até à Allianz Arena com os índices de motivação nos píncaros. A visita ao Bayern corresponde a um desafio mais exigente que qualquer um dos últimos quatro disputados, mas o Borussia tem legítimas aspirações a regressar a casa com um resultado positivo. Para isso, terá que melhorar bastante do ponto de vista defensivo: o facto de não ter sofrido golos nos últimos três encontros oficiais não mascara aquilo que têm sido as fragilidades exibidas pela equipa nesse capítulo e que poderão ficar expostas no duelo com aquele que é, de longe, o melhor ataque da Bundesliga.
Burki ainda não reúne condições para ir a jogo e deverá ser rendido por Hirtz. Hazard, Zagadou e Pisczek aparentam ainda não reunir condições para ir a jogo. Witsel, Schmelzer e Akanji estão lesionados.
Onze provável: Hitz, Meunier, Can, Hummels, Guerreiro, Delaney, Dahoud, Reus, Sancho, Reyna, Haaland
Dica de Prognóstico
O favoritismo pende naturalmente para o lado do Bayern de Munique num encontro que se perspetiva com alguns golos, uma vez que vão estar frente a frente duas equipas muito fortes do ponto de vista ofensivo e com claradas debilidades atrás.