Barcelona – Bétis (La Liga)
As emoções da La Liga 2023/24 estão de regresso após a mais recente paragem para jogos de seleções. No Olímpico da “Cidade Condal”, o campeão em título Barcelona mede forças com o Bétis na jornada 5 da competição.
Análise Barcelona
Xavi Hernández é, por estes dias, um treinador feliz. O “deadline day” correu de feição ao Barcelona, emblema que garantiu os préstimos de João Cancelo e João Félix “ao soar do gongo”, internacionais portugueses que têm tudo para desempenhar papéis importantes na atual campanha. Ambos tiveram oportunidade de se estrear na mais recente vitória do Barcelona no reduto do Osasuna (1-2) e foram opção para Roberto Martínez na dupla jornada de apuramento para o Euro 2024.
Depois de se ter estreado na atual edição da La Liga com um empate sem golos na visita ao Getafe, o Barcelona saiu vitorioso dos três compromissos seguintes frente a Cádiz (2-0), Villarreal (3-4) e Osasuna (1-2). Os resultados positivos “camuflam”, no entanto, as dificuldades sentidas pela equipa catalã que ainda está a “olear mas máquinas” na tentativa de alcançar o nível desejado. No duelo caseiro com o Cádiz, o nulo só ficou desfeito já para lá do minuto 80, ao passo que no La Cerámica, o Barça pecou por não ser capaz de segurar a madrugadora vantagem de dois golos, permitindo mesmo que os donos da casa passassem para a frente. Já na visita ao El Sadar, a incapacidade de chegar ao segundo jogo e praticamente selar as contas poderia ter saído bem cara ao emblema “Culé” que, não obstante, após o empate da formação local, conseguiu voltar a passar para a frente graças a uma grande penalidade convertida com sucesso por Robert Lewandowski.
Os pupilos de Xavi preparam-se agora para um encontro frente uma das boas equipas desta La Liga e quererão, com toda a certeza, somar os três pontos antes da estreia na Liga dos Campeões, frente ao Antuérpia. A proximidade em relação ao jogo com os belgas não deverá fazer com que Xavi promova grandes alterações.
Aos 16 anos, Lamine Yamal, nova “coqueluche” do Barcelona, deverá permanecer entre os titulares depois de ter sido opção inicial para Luis De La Fuente nos dois encontros da principal seleção espanhola e de até ter apontado um golo à Geórgia.
Ronald Araújo e Pedri estão lesionados e não vão participar neste desafio.
Onze provável: Ter Stegen, Cancelo, Christensen, Koundé, Baldé, Oriol Romeu, Pablo Gavi, Frenkie de Jong, Ilkay Gundogan, Lamine Yamal, Robert Lewandowski
Análise Bétis
Apurado para as competições europeias nas últimas três temporadas, o Bétis encara mais uma edição da La Liga com essa ambição e, diríamos, quase que com a obrigatoriedade de lutar pelos sete primeiros postos atendendo às qualidades do respetivo plantel. Os “verdiblancos”, que continuam sob a égide de Manuel Pellegrini, são indubitavelmente uma das boas equipas da La Liga e aparentam ter condições para mais uma campanha francamente positiva.
De um ponto de vista global, o desempenho do Bétis até à primeira interrupção para jogos de seleções foi positivo: a equipa sevilhana conquistou sete pontos em 12 possíveis, resultado de duas vitórias frente a Villarreal (1-2) e Rayo Vallecano (1-0), um empate caseiro na receção ao Atlético de Madrid (0-0) e uma derrota no San Mamés (4-2), em Bilbao, frente a uma das boas equipas da La Liga. Da visita ao País Basco, os Andaluzes terão a lamentar o facto de terem desperdiçado uma madrugadora vantagem de dois golos.
A cinco dias da visita a Glasgow para medir forças com o Rangers na primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa, não se perspetivam grandes mudanças no conjunto “bético” que viaja até Barcelona apostado em discutir o encontro ate final.
Claudio Bravo, William Carvalho e Nabil Fekir são baixas confirmadas na equipa da Andaluzia.
Onze provável: Rui Silva, Héctor Bellerín, Germán Pezzella, Luiz Felipe, Juan Miranda, Guido Rodríguez, Marc Roca, Rodri Sánchez, Isco, Ayoze Pérez, Willian José
Dica de Prognóstico
O favoritismo está naturalmente do lado do Barcelona, mas o Bétis apresenta condições suficientes para contrariar o coletivo “Blaugrana” e lutar pelo resultado até aos últimos instantes.
Casas de Apostas com os melhores Bónus