Barcelona – Girona (La Liga)
Após um bom resultado na Liga dos Campeões, o Barcelona actua novamente em Camp Nou, este domingo ao final do dia, medindo forças com o Girona num desafio a contar para a 5ª jornada da La Liga. O Barcelona chega aqui com um registo 100% vencedor em todas as competições, o que o deixa já isolado no topo da tabela de classificação geral. Do outro lado chega o vizinho Girona, motivado com os recentes resultados e que se encontra nos primeiros lugares da tabela.
O Barcelona ocupa o 1º lugar com 12 pontos, fruto de 4 vitórias, com parciais de 14 golos marcados e 3 golos sofridos. Desde o começo da temporada que o Barcelona tem apresentado um registo perfeito, venceu todos os jogos do campeonato espanhol, triunfando na recepção ao Alavés (3-0), em terreno do Valladolid (0-1) na recepção ao Huesca (8-2) e, por fim, em terreno da Real Sociedad (1-2). Esta vitória em território basco foi difícil, já que chegaram ao intervalo a perder por 1-0, mas conseguiram virar o resultado no segundo tempo, mantendo-se assim isolado no topo da tabela, com 2 pontos de vantagem sobre o 2º classificado Real Madrid. Os homens de Ernesto Valverde ainda não estão no topo da sua forma, mas estão no bom caminho para o conseguir nos próximos jogos.
Na passada terça-feira, os catalães disputaram o primeiro jogo da época para a Liga dos Campeões, onde receberam e golearam o PSV por 4-0, um triunfo que dá confiança à equipa e, especialmente, a Leo Messi, que apontou um hat-trick. O Barça é a segunda equipa com menos golos sofridos no campeonato e a que mais golos tem marcados, com destaque para Messi, o melhor marcador com 4 tentos assinalados, e para Suárez e Dembélé, cada um com 3 golos apontados. Este será o terceiro jogo do campeonato em Camp Nou, onde se contabilizam já 11 golos marcados e 2 concedidos. Não há dúvidas em relação à superioridade do Barcelona, mas estes terão de estar especialmente atentos defensivamente, uma vez que o seu adversário apresenta excelentes argumentos no contra-ataque, um tipo de transição que lhes causou vários transtornos na última jornada, contra a Real Sociedad.
Onze Provável: Stegen – Roberto, Piqué, Umtiti e Alba – Busquets, Rakitic e Coutinho – Messi, Suárez e Dembélé.
O Girona, por sua vez, ocupa o 3º lugar com 7 pontos, fruto de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, com parciais de 5 golos marcados e 6 golos sofridos. Os catalães entraram mal no campeonato, falharam em vencer as duas primeiras jornadas da prova, ambas disputadas no seu território, empatando contra o Valladolid (0-0) e perdendo contra o Real Madri d(1-4), mas recuperaram e vencer as seguintes duas jornadas, em terreno do Villarreal (0-1) e na recepção ao Celta de Vigo (3-2).
Os Albirrojos têm mostrado uma subida de rendimento nas últimas duas partidas, estão confiantes com as duas vitórias e estão a demonstrar-se uma equipa muito perigosa nas saídas em contra-ataque, algo muito útil contra equipas que actuam muito subidas no terreno, como este seu adversário em campo. Portu é um jogador perigoso neste tipo de transição. Contudo, o seu registo frente a este seu vizinho não é nada simpático, já que o Girona concedeu 9 golos nos últimos dois confrontos directos. Mojica e Carles Planas estão de fora, ambos lesionados.
Onze Provável: Bono – Espinosa, Juanpe e Alcalá – Granell, Luiz, Porro e Benítez – Portu, Stuani e García.
O Barcelona venceu os dois últimos confrontos directos, os únicos nos últimos 70 anos.
Barcelona | 6-1 | Girona |
Liga Espanhola 17/18
|
Girona | 0-3 | Barcelona |
Liga Espanhola 17/18
|
Não há dúvidas quanto à superioridade do Barcelona, que é claramente favorito a conseguir os 3 pontos. No entanto, o Girona tem dado sinais de quem é muito perigoso no contra-golpe, e poderá conseguir mesmo causar algumas dificuldades ao seu adversário.