Atlético Mineiro – São Paulo (Brasileirão 2020)
Recém consagrado campeão Estadual, o Atlético Mineiro mede forças com o São Paulo na jornada 7 do Brasileirão 2020. O “Galo” recebe uma equipa igualmente motivada na sequência dos bons resultados recentes e, sobretudo, do triunfo no “derby” ante o Corinthians.
Análise Atlético Mineiro
A expectativa relativa à campanha do Atlético Mineiro neste Brasileirão 2020 é elevada, tanto pelos reforços assegurados quanto pela chegada do treinador argentino Jorge Sampaoli ao clube. O objetivo do “Galo” passa por assegurar o acesso à próxima edição da Libertadores, meta que aparenta estar perfeitamente ao alcance desta equipa. Para já, ao cabo de cinco desafios (tem menos um jogo realizado que a generalidade dos adversários), o Atlético é 5º na tabela com nove pontos, resultado de três triunfos e dois desaires. O campeão Flamengo (0-1), o Corinthians (3-2) e o Ceará (2-0) foram os adversários derrotados pelo Atlético nas três primeiras rondas, antes dos insucessos verificados nas deslocações ao Rio de Janeiro para enfrentar o Botafogo (1-0) e ao Rio Grande do Sul para medir forças com o Internacional de Porto Alegre (1-0). Uma vez que viu o seu encontro com o Athletico Paranense ser adiado, o Atlético esteve totalmente disponível para a final do Estadual frente ao modesto Tombense, levando a melhor em ambas as mãos (2-1; 0-1). Cinco dias após o sucesso no Campeonato Mineiro, o Atlético regressa à ação para o campeonato e, naturalmente, com a motivação em alta atendendo ao feito alcançado no Estadual. Note-se que os pupilos de Sampaoli somaram por vitórias os dois encontros que disputaram em casa até então neste campeonato brasileiro e que só por uma vez foram surpreendidos nos seus domínios ao longo do Estadual, nomeadamente frente ao Caldense.
Onze provável: Rafael, Tripodi, Alonso, Réver, Arana, Franco, Jair, Allan, Savarino, Keno, Sasha
Análise São Paulo
O São Paulo segue no segundo posto da tabela com 13 pontos conquistados em 18 possíveis e o técnico Fernando Diniz decerto que “respira melhor”. A eliminação precoce no Estadual colocou em sério risco a continuidade do treinador, desacreditou a equipa e dois dos três primeiros resultados (derrota com o Vasco da Gama e empate com o Bahia) neste campeonato brasileiro também foram tudo menos encorajadores, mas as melhorias verificadas nas últimas semanas e consequentes resultados positivos permitiram aliviar a pressão. Nas últimas três rondas, o São Paulo foi a Recife bater o Sport (0-1), levou de vencida a equipa do Athlético Paranaense (1-0) e, por fim, no mais recente desafio, superiorizou-se ao Corinthians por duas bolas a uma. A vitória no “derby” galvaniza a equipa para encarar este desafio e os cinco dias de intervalo entre as duas partidas terão sido importantes para recuperar os índices físicos neste exigente início de temporada. Há um dados que nos parece interessante realçar: o São Paulo marcou pelo menos um golo em cada um dos seis encontros que disputou até então neste Brasileirão 2020.
Dani Alves, Walce e Rojas ficam de fora devido a lesões.
Onze provável: Volpi, Vinícius, Léo, Diego, Lizeiro, Sara, Tchê Tchè, Hernandes, Luciano, Bóia, Pablo
Dica de Prognóstico
Pese embora o bom momento do São Paulo, o favoritismo pende para o lado do Atlético Mineiro. O “Galo” deverá ser capaz de pelo menos pontuar num encontro que se adivinha com mais que um golo.