Atlético de Madrid – Valladolid (La Liga)
A goleada imposta ao Osasuna (5-0), conjugada com os deslizes de Getafe e Real Sociedad, permitiu ao Atlético de Madrid ascender aos lugares que dão acesso à Liga dos Campeões da próxima época. Os “Colchoneros” ambicionam somar mais três pontos naquele que vai ser o primeiro jogo disputado no Wanda Metropolitano desde a retoma das competições.
Análise Atlético de Madrid
Goleada “à antiga” e com contributo português. O Atlético foi a Pamplona golear o Osasuna por cinco bolas a zero com dois golos da autoria de João Félix, conquistando assim o seu primeiro triunfo após a retoma da La Liga 2019/20. Três dias depois do empate a uma bola no San Mamés frente ao Athletic, o Atlético conquistou uma importante vitória na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima época. O triunfo galvaniza a equipa e reforça as aspirações “Colchoneras” no que concerne ao acesso à “liga milionária”, objetivo que ambicionam cumprir numa altura em que já se sabe que a formação da capital espanhol vai estar em Portugal no final de agosto para disputar a “final-eight” da atual edição da competição.
As coisas estão a correr bem aos pupilos de Diego Simeone e os duelos agendados para as três próximas rondas são relativamente acessíveis, pelo que a equipa “madrilena” tem tudo para dar continuidade ao triunfo alcançado em Pamplona. A consistência que define a equipa orientada por “El Cholo” consubstancia a vantagem teórica do Atlético nesta luta pelo acesso à Champions, sendo que a equipa ainda aponta o segundo lugar, atualmente ocupado pelo Sevilha, conjunto que por esta altura soma mais dois pontos. De resto, na altura em que escrevemos estas linhas estamos a algumas horas do embate entre o Sevilha e o Barcelona no Sánchez Pizjuán. Caso os andaluzes percam pontos, o Atléti poderá mesmo “assaltar” o terceiro lugar já nesta ronda, factor que só pode funcionar como motivador para as tropas da capital.
O Atléti marcou quatro dos cinco golos apontados no El Sadar já na segunda parte do desafio. Lançado por Simeone no segundo tempo, Marcos Llorente esteve a bom nível, marcou e assistiu, perspetivando-se que a lógica de rotatividade que o calendário impõe lhe permita assumir a titularidade. A entrada de Llorente deverá corresponder à única alteração na formação de Madrid que continua sem poder contar com os lesionados Vrsaljko e Felipe.
Onze provável: Oblak, Arias, Giménez, Sabic, Lodi, Partey, Ñiguez, Llorente, Félix, Koke, Morata
Análise Valladolid
O Valladolid está cada vez mais longe dos três lugares que ditam descida de divisão. Uma vez decorridas 29 rondas, a vantagem em relação ao Mallorca, emblema imediatamente abaixo da linha de perigo, é de oito pontos, sendo que os comandados de Sergio González pontuaram nos dois encontros que disputaram após a retoma. Na visita ao agora “lanterna vermelha” Leganés, o Valladolid venceu por duas bolas a zero com tentos de Unal e Alcaraz, ao passo que o encontro disputado na última quarta-feira (17), no Nuevo José Zorilla, culminou com uma igualdade sem golos. O Valladolid teve um penalty contra si pela segunda jornada consecutiva (Óscar Rodríguez, do Leganés, converteu em golo), mas o guardião Jordi Masip negou o golo a Iago Aspas, “segurando” assim o nulo no marcador. Bem mais necessitado que o conjunto local, o Celta teve mais bola ao longo do desafio e criou mais e melhores ocasiões, mas o encontro culminou com um nulo. Equipa que produz pouco em termos ofensivos (apenas 25 golos marcados), o Valladolid só rematou duas vezes enquadrado com a baliza no encontro com o Leganés, ao passo que frente ao Celta fê-lo em uma ocasião. No entanto, defensivamente, o Valladolid apresenta uma capacidade diferenciada dos principais concorrentes com somente 34 tentos encaixados, segunda defesa menos batida de entre as dez formações que se encontram do 10º lugar (inclusive) para baixo.
Sandro Ramirez não vai medir forças com o Atlético de Madrid devido a lesão.
Onze provável: Masip, Moyano, Salisu, Olivas, García, Alcaraz, Emeterio, Fernandez, Plano, Unal, Guardiola
Dica de Prognóstico
Galvanizado na sequência de um triunfo volumoso no El Sadar, o Atléti mede forças com o Valladolid. O favoritismo está do lado da equipa local que poderá até sentir algumas dificuldades para quebrar a organização defensiva contrária mas deverá mesmo acabar por somar os três pontos.