Athletic Bilbao – Inter Baku PIK (Liga Europa)
Este pode ser um duelo surpreendente desta terceira pré-eliminatória da Liga Europa. Em teoria a equipa vasca é muito superior e tem experiência recente nas competições europeias. Mas o Athletic não entusiasmou nos jogos de preparação. Pelo contrário, o Inter Baku PIK, apesar de ser bem mais modesto, já cumpriu com sucesso duas rondas anteriores e mantém-se vivo na prova. Sem qualquer tipo de pressão, o que vier à rede é lucro.
O Athletic Bilbao leva quatro jogos nesta pré-temporada e os resultados não foram impressionantes. A equipa de Ernesto Valverde venceu o Club Tijuana (0-2), empatou com o Krasnodar e Betis, ambos por 1-1, e foi batida pelos alemães do Greuther Furth (3-2). Podemos argumentar que não há razões para alarme: os jogos amigáveis não contam, por definição. E que se fossem para levar a sério algumas equipas eram campeãs antes mesmo de jogar um único jogo oficial. Mas é inevitável ficar de pé atrás, sentir receio do que possa acontecer nos primeiros encontros a doer.
Evidentemente, a equipa vasca gostaria que a temporada europeia fosse pelo menos tão longa como a que passou. O percurso europeu do Athletic em 2014/15 parecia uma partida de matraquilhos. Começou no play-off da Liga dos Campeões e conseguiu a passagem à fase de grupos. O terceiro lugar no agrupamento H, atrás do FC Porto e Shakhtar Donetsk, deu-lhe ainda a possibilidade de cair para os dezasseis avos da Liga Europa. Mas o Torino acabou com a festa (5-4 no resultado agregado).
Onze Provável: Iraizoz – Eneko Bóveda, Aymeric Laporte, Xabier Etxeita, Mikel Balenziaga – Mikel San Jose, Beñat – Markel Susaeta, Ander Iturraspe – Kike Sola, Aritz Aduriz.
O Inter Baku PIK já vai para a terceira ronda de qualificação da Liga Europa. Na primeira pré-eliminatória afastou os albaneses do FK Laçi com dois empates em que o golo marcado fora fez a diferença. Na etapa seguinte teve como adversário o Hafnarfjordur, da Islândia. Os nórdicos foram derrotados em casa (1-2) mas o Inter passou por apertos sérios no encontro da segunda mão, em Baku. Ao fim dos noventa minutos a eliminatória estava empatada, com os islandeses a vencer por dois golos a um. Só no prolongamento Rauf Aliyev fez o 2-2 que durou até ao fim e garantiu a passagem para esta terceira ronda.
O Inter Baku PIK é tem vindo a ganhar ascendente no futebol do seu país, em virtude do chorudo patrocinador que tem por trás. A equipa é apoiada pelo Banco Nacional do Azerbaijão. O seu forte não são as deslocações, portanto é difícil esperar uma vista bem-sucedida ao San Mamés, que é em si mesmo, um bastião. Mas se o Athletic não assegurar uma margem confortável, o encontro da segunda mão pode transformar-se num tudo ou nada de resultado imprevisível.
Aconteça o que acontecer o clube azeri já fez história. Em quatro participações anteriores – esta é a quinta – nunca o Inter Baku tinha ido além da segunda pré-eliminatória.
Onze Provável: Salahat Agayev – Abbas Huseynov, Zurab Khizanishvili, Lasha Kasradze, Juanfran Garcia – FuadBayramov – Diego Martins, Mirhuseyin Seyidov, Nizami Hajiyev, Nika Kvekveskiri – Rauf Aliyev.
Não há registo de confrontos entre o Athletic Bilbao e Inter Baku.