Atalanta – Sporting (Liga Europa)
Atalanta e Sporting encontrar-se-ão pela quarta vez nesta Liga Europa 2023/24 no Atleti Azzuri d’Italia, em Bérgamo, para disputarem o encontro que define quem segue para os “quartos” da competição. Na primeira volta, em Alvalade, verificou-se um empate a uma bola.
Análise Atalanta
Ainda que não esteja em vantagem, a Atalanta tem motivos para estar satisfeita com o atual rumo da eliminatória, uma vez que o empate alcançado em Alvalade (1-1) leva a decisão para Itália. A seu favor – já que mais não seja por motivos de ordem psicológica – a equipa de Bérgamo tem o facto de não ter perdido nenhum dos três jogos com o Sporting na presente época, já que venceu um e empatou dois.
Em tarde/noite de visita a Alvalade, a Atalanta voltou a criar problemas ao Sporting e foi inclusive a equipa que terminou o jogo com maior número de finalizações, sendo que viu um golo anulado já na ponta final do desafio.
Assim como Rúben Amorim, Gian Piero Gasperini também optou por promover algumas alterações no “onze base” da Atalanta: Giorgio Scalvini, Teun Koopmeiners e De Ketelaere, habituais titulares, iniciaram o desafio no banco. Já no último domingo (10), o trio voltou a assumir a titularidade na visita a Turim para medir forças com a Juventus (2-2), sendo que Teun Koopmeiners foi mesmo o autor dos dois golos da equipa de Bérgamo.
O resultado na visita à Juve não foi propriamente insatisfatório atendendo à exigência do duelo, mas a realidade é que a Atalanta não vence há cinco encontros oficiais, atravessando por isso a pior fase da temporada em termos de resultados – não necessariamente do ponto de vista exibicional. Neste encontro com o Sporting, pese embora a distância de três dias em relação à receção à Fiorentina, a expetativa é a de que a Atalanta vá a jogo praticamente na máxima força, até porque se aproxima uma pausa para jogos de seleções.
Escalação provável: Musso, Zappacosta, Djimsiti, Hien, Scalvini, Ruggeri, Koopmeiners, Pasalic, Éderson, De Ketelaere, Scamacca
Análise Sporting
O Sporting viaja até Bérgamo apostado em seguir em frente na Liga Europa, ainda que o principal objetivo para o que resta da temporada esteja perfeitamente definido: a conquista do campeonato. O leque de escolhas de Rúben Amorim não é tão extenso quanto isso e, em virtude dessa realidade, o técnico português tem promovido algumas alterações nas provas europeias, de resto, tal como se verificou na receção à Atalanta: Morten Hjulmand e Viktor Gyokeres, pedras basilares do esquema sportinguista, só foram lançados ao intervalo do encontro. Já Pote, também fora das opções, falhou o encontro devido a lesão.
Nesta visita a Itália, a situação poderá ser distinta. O encontro tem uma feição decisiva, aproxima-se uma pausa para compromissos de seleções e é expectável que o Sporting entre com o onze mais forte, contrariamente ao que fez no encontro da primeira mão.
Antes da ida até solo italiano, os “Leões” passaram com distinção na visita a Arouca ao vencerem por três tentos sem resposta. Viktor Gyokeres inaugurou o marcador aos 20 minutos e o marcador ficou fechado com golos de Geny Catamo e Morten Hjulmand já para lá dos 90 minutos.
Sem derrotas há quase dois meses, desde o dissabor na meia-final da Taça da Liga frente ao Braga, o Sporting vai a Itália empenhado em discutir a eliminatória com um adversário que já conhece bastante bem e com o qual, até ver, tem sido capaz de se debater. Face aos regressos ao onze que se perspetivam, é expectável que o Sporting se apresente com uma equipa mais sólida em termos defensivos e com superior capacidade em termos ofensivos.
Escalão provável: Franco Israel, Eduardo Quaresma, Coates, Diomandé, Catamo, Matheus Reis, Hjulmand, Morita, Trincão, Pote, Gyokeres
Dica de Prognóstico
Atalanta e Sporting são dois coletivos que já se conhecem bastante bem e que se têm batido “olhos nos olhos”. Em relação ao encontro de Lisboa, a expetativa é a de que Gasperini e Amorim apresentem, pelo menos, equipas mais próximas daquelas que têm escolhido para os compromissos domésticos. As odds indicam o favoritismo da Atalanta no que concerne ao acesso à fase seguinte, mas o Sporting tem naturalmente uma palavra a dizer.
Casas de Apostas com os melhores Bónus