Atalanta – Lazio (Série A)
Quatro dias depois de terem estado frente a frente pela última vez, Atalanta e Lazio voltam a encontrar-se, uma vez mais em Bergamo. O encontro é válido pela jornada 20 da Série A 2020/21.
Análise Atalanta
A Atalanta ambiciona repetir a façanha orquestrada a meio da semana neste segundo duelo com a Lazio. Após garantir o acesso às meias-finais da Taça de Itália, o conjunto de Bergamo procura agora somar mais três pontos no duelo com a turma romana. No relvado do Azzuri D’Italia, as duas equias protagonizaram um encontro com um argumento épico: a Atalanta entrou a vencer, permitiu que a Lazio desse a volta ao marcador, empatou ainda na primeira parte e, depois de Palomino ter sido expulso ao minuto 53, “La Dea” ainda reassumiu a liderança do marcador com um golo de Aleksey Miranchuk. A partir daí, os comandados de Gian Piero Gasperini foram resistindo ao maior ascendente da Lazio, com o guarda-redes Gollini em grande destaque, embora tenha sido o “laziale” Pepe Reina a defender uma grande penalidade ao minuto 67, batida pelo colombiano Duván Zapata.
Carimbado que está o passaporte para as meias-finais da Taça de Itália, a Atalanta centra agora atenções na Série A, competição em que é 4ª colocado com 36 pontos conquistados em 19 jogos. Igual a si mesma, a formação de Bergamo apresenta o segundo melhor registo ofensivo da competição com 44 golos marcados, ao passo que leva 23 tentos consentidos.
A Atalanta tem estado em grande e a realidade é que não perde há nada mais nada menos que 14 jogos oficiais, desde o desaire caseiro às mãos do Hellas Verona (0-2), a 28 de novembro. A motivação da equipa está naturalmente nos píncaros, dado que encara este desafio após dois triunfos com contornos altamente moralizadores, primeiro frente ao AC Milan (0-3), depois diante da Lazio (3-2).
Pasalic e Hateboer falham a partida por lesão, Gosens devido a castigo.
Onze provável: Gollini, Tolói, Romero, Djimsiti, Roon, Freuler, Maehle, Ruggeri, Pessina, Ilicic, Zapata
Análise Lazio
Depois de cinco triunfos de modo consecutivo, a Lazio não soube aproveitar o facto de ter estado quase uma hora em superioridade numérica, perdeu em Bergamo e despediu-se da Taça de Itália. Apesar de ter dominado a partida em absoluto a partir do momento em que a Atalanta ficou reduzido a dez unidades, a formação “laziale” não foi capaz de materializar essa mesma superioridade e acabou derrotada, sendo que encontrou no guardião Gollini um adversário à altura. Após vitórias frente a Fiorentina (2-1), Parma (0-2; 2-1), Roma (3-0) e Sassuolo (2-1), a Lazio quer dar sequência ao bom momento na Série A e está perfeitamente ciente das dificuldades que vai encontrar, ou não tivesse medido forças com o mesmo adversário, há quatro dias atrás, exatamente no mesmo estádio. Não há jogos iguais, mas as estratégias das duas equipas deverão ser idênticas e a verdade é que se a Lazio for mais eficaz no momento da finalização, poderá regressar à capital com pontos. Simone Inzaghi tem sob sua tutela uma equipa de créditos firmados do ponto de vista ofensivo, dado que estamos a falar de uma formação que só por uma vez ficou “em branco” na atual temporada: nomeadamente na derrota em Génova com a Sampdoria, por três bolas a zero, em outubro. Daí para cá, os “laziale”, que levam 32 tentos apontados, fizeram golos em todos os encontros. Por outro lado, o atual 6º colocado da tabela com 34 pontos conquistados em 19 desafios leva 26 tentos consentidos e só manteve a sua baliza inviolada em três dos últimos dez encontros.
Strakosha, Luiz Felipe e Felipe Caicedo vão ficar de fora, os três devido a lesões.
Onze provável: Reina, Patric, Acerbi, Radu, Lazzari, Marusic, Leiva, Milinkovic-Savic, Luis Alberto, Muriqi, Immobile
Dica de Prognóstico
À semelhança do que aconteceu no encontro mais recente entre estas duas equipas, acreditamos que ambas as equipas vão conseguir chegar ao golo.