AS Mónaco – Lille (Ligue 1)
O embate entre Mónaco e Lille “aquece” a jornada 29 da Ligue 1. O líder visita o terreno de um conjunto que quer assegurar o apuramento para a Liga dos Campeões 2021/22.
Análise AS Mónaco
O apuramento para as provas europeias da próxima temporada já é praticamente uma certeza para o Mónaco – atendendo à vantagem pontual que ostenta em relação ao 6º colocado -, pelo que o objetivo passa agora por terminar entre os três primeiros, lugares que dão acesso à Liga dos Campeões. A formação do Principado ocupa o quarto lugar com 55 pontos e está a cinco de PSG (2º) e Lyon (3º), mas uma vitória nesta ronda permitirá encurtar a distância em relação ao Lyon para apenas dois. É com esse objetivo que os monegascos entram em campo, apostados em dar continuidade à boa campanha que têm rubricado sob as ordens do croata Niko Kovac. Derrotado na mais recente jornada pelo Estrasburgo (1-0), o Mónaco viu interrompida uma sequência de 13 encontros sem derrotas (11 vitórias e dois empates). Entretanto, no último fim-de-semana, a equipa do Louis II foi a Nice vencer a formação local por duas bolas a zero em encontro da Taça de França, recuperando assim a confiança após o dissabor anteriormente citado.
Os monegascos têm aqui um ótimo teste às suas capacidades e pretendem marcar posição na luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada. Organizada e bem trabalhada, a formação que há duas jornadas foi vencer ao Parc des Princes denota claramente capacidade para se debater da melhor forma com este Lille.
Gelson Martins é baixa por lesão, Krépin Diatta vai cumprir suspensão
Onze provável: Lecomte, Disasi, Maripán, Badiashile, Aguilar, Henrique, Tchouameni, Fofana, Diop, Volland, Yedder
Análise Lille
O Lille quer conservar a liderança da Ligue 1, competição que por esta altura lidera com 62 pontos, dois de avanço em relação ao PSG. Os “Dogues” querem continuar a lutar pelo título até ao fim e se o Mónaco procura encurtar distâncias em relação ao Lyon nesta ronda, o Lille tenta “descolar”, dado que está igualado a 60.
Eliminado da Liga Europa às mãos do Ajax nos “16 avos”, o Lille teve toda a semana para preparar este compromisso e a última vez em que entrou em campo, a 7 de março, foi para defrontar o modesto Gazélec Ajaccio do quarto escalão, em encontro da Taça de França que culminou com um triunfo por três bolas a uma. Christophe Galtier rodou a equipa na medida do possível e a verdade é que a continuidade nas provas europeias seria um duro golpe nas aspirações do Lille em termos doméstico tendo em conta que o seu plantel não é tão “profundo” quanto isso. Os sete dias de recuperação e preparação terão sido importantes para o atual líder da Ligue 1 na antecâmara desta visita ao Principado. Galtier quer os seus jogadores com os índices físicos e de concentração no máximo para dar continuidade a um percurso consistente, escudado nos desempenhos de uma equipa muito organizada.
Há muito que o Lille não sofre um desaire em contexto doméstico. O último (e um dos dois únicos) desaire na Ligue 1 aconteceu a 6 de janeiro. Desde então, o Lille já esteve envolvido em 12 encontros em solo gaulês.
Yilmaz é a única baixa na formação do Lille.
Onze provável: Maignan, Çelik, José Fonte, Botman, Reinildo, Benjamin André, Renato Sanches, Ikoné, Bamba, David, Yazici
Dica de Prognóstico
Encontro de tripla no Principado entre duas das boas equipas do campeonato gaulês. Atendendo ao elevado grau de imprevisibilidade, apontamos à hipótese de ambas as equipas chegarem ao golo, cenários que nos parece ter valor.