Arsenal – Olympiakos (Liga Europa)
O Arsenal e o Olympiakos colocam-se frente a frente esta quinta-feira no Emirates, num desafio a contar para a 2ª mão dos dezasseis-avos de final da Liga Europa. O Arsenal chega aqui numa onda de três vitórias consecutivas, mas acusaram sinais de desgaste físico no domingo, quando enfrentaram o Everton. Já o Olympiakos perdeu na Grécia pela margem mínima, registando a primeira derrota sofrida desde Novembro, e precisam de conseguir algo que nunca conseguiram durante a fase de grupos da Liga dos Campeões, vencer fora de portas.
O Arsenal chega aqui depois de ter vencido os últimos três jogos consecutivos, batendo o Newcastle (4-0), Olympiakos (0-1) e Everton (3-2), e soma assim 10 jogos consecutivos, em todas as competições, sem provar o sabor da derrota. Os Gunners sairam vencedores na Grécia, no seguimento de um jogo bastante equilibrado e com oportunidades para os dois lados, e chegam aqui em vantagem na eliminatória. Ainda assim, no jogo de domingo contra o Everton, os jogadores mostraram sinais de cansaço, sinais esses que poderão estar ainda mais evidentes devido à intensidade do jogo, e cabe a Arteta conseguir gerir o plantel de modo a ter pernas frescas para este jogo, ou a qualificação poderá complicar-se.
Os Gunners ainda não perderam em 2020, e a jogar em casa venceram 4 dos últimos 5 jogos, empatando o restante, registando 11 golos marcados e 3 golos sofridos. Nos 3 jogos disputados em casa na Liga Europa, a equipa venceu 2 dos 3 disputados, perdendo o restante, e regista 8 golos marcados e 4 golos sofridos. Arteta não pode contar com Cédric Soares, Calum Chambers, Kieran Tierney e Sead Kolasinac, todos eles lesionados. Alexandre Lacazette descansou no fim-de-semana e deverá regressar ao onze inicial aqui.
Onze Provável: Leno – Sokratis, Mustafi, Luiz e Saka – Guendouzi e Torreira – Nelson, Willock e Martinelli – Lacazette.
O Olympiakos, por sua vez, após cair da Liga dos Campeões deu novamente de caras com o Arsenal, pela 3ª vez nos últimos 7 anos, e o histórico de confrontos não beneficia a formação grega. A equipa vinha numa onda de três vitórias consecutivas quando recebeu e perdeu contra os ingleses (0-1), redimindo-se depois no domingo ao vencer o PAOK (0-1).
A derrota diante dos Gunners foi a primeira derrota concedida pelos gregos desde finais do mês de Novembro, ou seja, o Olympiakos atravessou 18 jogos consecutivos sem perder. A jogar fora de portas, o Olympiakos não perdeu nenhum dos últimos 10 jogos consecutivos, em todas as competições, embora tenha perdido todos os desafios fora de portas que disputou para a Liga dos Campeões, onde regista 3 golos marcados e 9 golos sofridos. Os gregos chegam aqui em desvantagem na eliminatória e precisam de tomar iniciativa. Rúben Semedo, castigado, e Soudani, lesionado, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Sá – Elabdellaoui, Cissé, Ba e Tsimikas – Fortounis, Guilherme e Camara – Masouras, El-Arabi e Valbuena.
Os Gunners perderam o último confronto directo com o Olympiakos disputado no Emirates, mas venceram os 3 anteriores, registando sempre pelo menos 2 golos marcados à formação grega. A equipa tem estado mais consistente com Arteta ao leme, e o treinado espanhol parece estar a conseguir extrair mais potencial da equipa do que os antigos técnicos. A jogar em casa e com um plantel melhor preparado, os Gunners deverão conseguir a qualificação.