Arsenal – Porto (Liga dos Campeões)
Noite de decisão no Emirates, em Londres. O Porto viaja até à capital inglesa em vantagem (1-0) na eliminatória e apostado em assegurar um lugar entre os oito finalistas da Liga dos Campeões 2023/24.
Análise Arsenal
A derrota na visita ao Dragão – a única nos últimos nove encontros oficiais – deixa o Arsenal obrigado a vencer para alcançar os “quartos” da Liga dos Campeões 2023/24. Tido como favorito ao acesso à entrada para esta eliminatória diante do Porto, o coletivo inglês esteve muito aquém das expetativas na visita ao Dragão (a título de exemplo, não fez um único remate enquadrado com a baliza de Diogo Costa) e saiu derrotado por uma bola a zero com um golo apontado por Galeno já para lá da hora.
O dissabor sofrido às mãos do Porto foi a exceção à regra nas últimas semanas: o Arsenal venceu oito dos últimos dez encontros que disputou e fê-lo por uma margem igual ou superior a dois golos de diferença em seis dessas ocasiões. De resto, a resposta à derrota para a Liga dos Campeões foi dada prontamente, já que volvidos apenas três dias, os “Gunners” receberam e venceram o Newcastle por quatro bolas a uma. No mais recente encontro oficial, disputado na tarde de sábado, os londrinos tiveram que sofrer mais do que o esperado para se superiorizarem ao Brentford (2-1).
O Arsenal precisa de golos para inverter a atual situação e conta com um importante “cartão de visita” a esse nível já que é o ataque mais concretizador da Premier League com 70 tentos apontados até então. No “reverso da medalha”, os “Gunners” também se podem gabar de apresentar o melhor registo defensivo da competição (24 golos sofridos).
Gabriel Martinelli está em dúvida para este desafio.
Escalação provável: Raya, White, Saliba, Magalhães, Kiwior, Jorginho, Rice, Odegaard, Saka, Trossard, Havertz
Análise Porto
O Porto nunca venceu em Inglaterra para as competições europeias, mas a vitória conquistada na primeira mão deixa os “Dragões” a um empate dos “quartos” da Liga dos Campeões 2023/24. Não obstante a atual vantagem, os portistas são conscientes de que têm uma missão hercúlea em mãos, mas ao mesmo tempo podem “agarrar-se” a um interessante dado estatístico: o facto de terem seguido para a fase seguinte em 83 por cento das vezes que conquistaram vantagem a atuar em casa em eliminatórias da UEFA.
Na primeira mão da eliminatória, no Dragão, o Porto não se importou de “entregar” a iniciativa ao adversário, mas foi constantemente encurtando espaços, fechando linhas de passe e neutralizando efetivamente o ataque inglês. Já em tempo de compensação, Galeno encontrou os caminhos para as redes defendidas por David Raya naquele que foi um dos dois únicos remates enquadrados do Porto no desafio.
Vitorioso nos últimos três encontros oficiais, o Porto viaja até Londres depois de, na sexta-feira (8), ter vencido o Portimonense no Algarve por três bolas a zero. O facto de não ter sofrido golos nos últimos dois encontros oficiais funciona como bom prenúncio para aquela que é atualmente a defesa menos batida da Primeira Liga com 17 tentos encaixados em 25 encontros.
Nesta visita a Londres, o Porto procurará reduzir riscos desde o primeiro momento, perspetivando-se que se apresente com uma estratégia em tudo idêntica à adotada no Dragão. Os comandados de Sérgio Conceição estão cientes do quão importante será anular as investidas do adversário nos primeiros momentos da partida, sobretudo para criar ansiedade nos donos da casa.
Marcano, Zaidu e Taremi continuam de fora do lado do Porto.
Escalação provável: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Otávio, Wendell, Alan Varela, Nico González, Pepê, Francisco Conceição, Galeno, Evanilson
Dica de Prognóstico
O Arsenal está em desvantagem, atua em casa e tem a maior quota de responsabilidade à entrada para este segundo desafio. É expectável que os “Gunners” tentem dominar as ações desde o primeiro momento ante uma equipa do Porto que se deverá apresentar com um bloco mais baixo, à imagem do que aconteceu na primeira mão.
Casas de Apostas com os melhores Bónus