Argentina – Equador (Mundial 2018)
A Argentina inicia a qualificação para o Mundial 2018 na capital Buenos Aires, com a receção ao Equador. A estrela-maior do conjunto orientado por Tata Martino, Leo Messi, não poderá dar o respetivo contributo uma vez que se lesionou recentemente ao serviço do Barcelona. Ficará afastado dos relvados durante dois meses. Os equatorianos suspiram de alívio face à ausência de “La Pulga”. Estas não são as únicas ausências que se registam no conjunto que veste de azul e branco, tendo em conta que também Enzo Pérez e Marcos Rojo se encontram inaptos. A seleção equatoriana viaja até ao Monumental com o intuito de, já que mais não seja, empatar, situação que se verificou nos últimos dois compromissos oficiais entre estas seleções.
Finalista da última edição do campeonato do mundo, a Argentina mede forças com o Equador nesta primeira jornada de qualificação sul-americana para o Mundial 2018. As duas seleções defrontaram-se em abril deste ano, com saldo favorável aos argentinos, que venceram por 2-1 em encontro amigável. Desta feita, logicamente, a Argentina volta a ser favorita à conquista dos três pontos. Além de jogar em casa, é unânime que é mais forte que os equatorianos.
A pensar na fase final da prova, nota para uma opção tomada por “Tata” Martino que abdicou de convocar Gonzalo Higuaín em detrimento do jovem Pablo Dybala – optou por representar a Argentina e não a Itália. Terá a feroz concorrência de Sergio Aguero na frente de ataque, recuperado de lesão e em excelente momento de forma. Biglia também está recuperado e, ao que tudo indica, deverá ser titular.
Onze Provável: Romero – Zabaleta, Garay, Demischelis, Mas – Biglia, Mascherano, Pastore – Di Maria, Aguero, Lavezzi.
O Equador chega a este encontro na sequência de dois resultados positivos, ambos em jogos amigáveis. Derrotaram Panamá (4-0) e Honduras (2-0). Pontuar já seria positivo para este Equador que, mesmo possuindo um conjunto interessante, dificilmente conseguirá intrometer-se na luta por um lugar na fase final do campeonato do mundo.
Para enfrentar a Argentina nesta partida, nota para uma baixa de vulto na seleção equatoriana. Enner Valencia, principal referência da formação em causa, não conseguiu recuperar a tempo de uma lesão que o tem afastado dos relvados. De resto, nesse aspecto, a situação é comum a Argentina e Equador, tendo em conta que falamos de duas seleções que se encontram sem as suas estrelas-maiores. O seleccionador Gustavo Quinteros poderá, no entanto, contar com outro Valencia, igualmente virtuoso por sinal: Antonio. O jogador do Manchester United será certamente opção para uma das alas. A outra estará presumivelmente a cargo de Jefferson Montero, outro jogador que deu recentemente nas vistas ao serviço do Equador.
Onze provável: Dominguez – Paredes, Achillier, Erazo, W. Ayovi – Valencia, Noboa, Castillo, Montero – Bolanos, Caicedo.
Tal como já foi anteriormente referido, a Argentina é favorita à conquista dos três pontos nesta partida. A ausência do astro Leo Messi não deverá atrapalhar, de modo algum, as pretensões sul-americanas. Tendo em conta a qualidade que os protagonistas argentinos talhados para o ataque possuem, tudo indica que os golos acabem por surgir. Preocupação redobrada para os defesas equatorianos, que certamente terão uma longa noite no Monumental Nuñez.