Andorra – Suíça (Mundial 2018)
Goleada no embate com a campeã da Europa, a seleção de Andorra recebe a congénere suíça na terceira jornada do grupo B de apuramento para o Mundial 2018. Os helvéticos encaram esta partida na sequência de uma grande vitória na Hungria e têm todas as condições para construir um triunfo volumoso.
O desaire volumoso averbado pelos andorrenhos na visita ao Municipal de Aveiro não surpreende o mais incauto dos adeptos. Na visita ao terreno da nação campeã da Europa, a seleção de Andorra cedo conheceu o seu destino, uma vez que aos cinco minutos do encontro já estava em desvantagem por dois golos de diferença no marcador. Sem argumentos para suster o ímpeto português, a seleção maioritariamente composta por atletas amadores saiu derrotada por seis bolas a zero e averbou a segunda derrota nesta fase de qualificação, depois de ter perdido na receção à Letónia (0-1) na ronda inaugural. Derrotada em todos os jogos que realizou na fase de apuramento para o campeonato da Europa 2016, está frágil seleção parece condenada a rubricar uma campanha com contornos semelhantes – conseguir marcar golos já será um motivo de regozijo para os eleitos de Koldo Álvarez.
A seleção de Andorra terminou o encontro na cidade de Aveiro com apenas nove elementos em campo, uma vez que Marc Rebés e Jordi Rubio foram expulsos já na segunda parte.
Onze Provável: Josep Gomes, Marc Vales, Ildefonso Lima, Marc Pujol, Max Llovera, Marc García, Victor Moreira, Jordi Aláez, Cristian Martínez, Márcio Vieir, Victor Rodríguez
A Suíça lidera o grupo B de qualificação para o Mundial 2018 com seis pontos conquistados nas duas primeiras rondas. A dificuldade dos embates com Portugal (casa) e Hungria (fora) não atemorizou a equipa comandada por Vladimir Petkovic.
A primeira jornada deste grupo B colocou frente a frente Suíça e Portugal, naquele que foi o primeiro compromisso oficial para a formação “lusa” depois da conquista do Euro 2016. Os golos de Breel Embolo e Admir Mehmedi na primeira meia hora da partida valeram o triunfo frente a uma equipa portuguesa que esteve aquém das expectativas e exibiu uma estranha apatia em vários momentos de jogo. Já no encontro mais recente, a Suíça foi à Hungria conquistar uma vitória importante, ou não estivéssemos a falar de uma seleção “magiar” que assume uma candidatura a marcar presença na fase final do Mundial 2018. Em solo húngaro, a Suíça venceu por três bolas a duas graças a um golo de Valentin Stocker em cima da hora e deu um passo de importante ao ganhar vantagem em relação a um rival direto na luta pelo apuramento. Equipa dotada em termos ofensivos que se destaca pela capacidade que apresenta pelos flancos, a Suíça tem todas as condições para conquistar uma vitória volumosa neste desafio.
Onze Provável: Yann Sommer, Stephan Lichsteiner, Fabian Schar, Nico Elvedi, Ricard Rodriguez, Valon Behrami, Blreim Dzemaili, Xherdan Shaqiri, Haris Seferovic, Breel Embolo, Admir Mehmedi
Perspetiva-se uma vitória fácil por parte da seleção suíça. À imagem do que fez a seleção portuguesa diante de Andorra, os suíços procurarão alcançar vantagem desde cedo para depois poderem gerir o jogo a seu bel prazer, com o Vladimir Petkovic a poder dar minutos a unidades menos rodadas para preservar as principais unidades.