Alba Berlim – Neptunas (Eurocup)
Um jogo de tudo ou nada para ambas as equipas, ainda que, no caso do conjunto lituano, uma vitória, só por si, possa não chegar para garantir o apuramento no Grupo J. Os italianos o Emporio Armani Milan são os vencedores antecipados da contenda, restando encontrar quem será o segundo classificado. Para o Alba Berlim, uma vitória será o suficiente, dando-lhe automaticamente o segundo lugar. Já no caso da vitória sorrir ao Neptunas, estes precisarão que o Aris Salónica não vença o conjunto de Milão, já que a igualdade pontual com os gregos é-lhes desvantajosa. Assim, o tudo ou nada pesará, sem dúvida, nas escolhas de ambos os conjuntos, restando tentar perceber quem reagirá melhor à pressão desta última jornada.
Esperava-se mais da equipa do Alba Berlim nesta temporada, mas se na Bundesliga a equipa perdeu jogos, sobretudo, em duas séries mais negras, primeiro entre novembro e dezembro, e agora neste início de ano, na Eurocup tem sido mais complicado para o conjunto alemão encontrar rumo. As dificuldades começaram logo na primeira fase e prolongam-se agora na segunda fase de grupos. O lado positivo para o conjunto germânico é que a equipa venceu sempre que jogou em casa, nesta fase, bastando-lhe agora uma terceira vitória caseira para confirmar o apuramento. Mas Sasa Obradovic estará longe de se sentir satisfeito com este evento, até porque reconheceu, na antevisão da partida, estar perante uma equipa que se apresentará com muita experiência nesta partida decisiva. Elmedin Kikanovic e Dragan Milosavljevic têm sido os dois melhores marcadores de uma equipa que conta ainda com Will Cherry, Mitchell Watt e o gigante Kresimir Loncar como elementos que podem fazer pender o encontro a seu favor.
A equipa do Neptunas poderia chegar, esta terça-feira, a Berlim, em posição bem mais confortável, caso tivesse conseguido superar o Emporio Armani Milan em sua casa, num jogo em que perderam por um ponto. Assim, depois de vencer apenas o Alba Berlim e o Aris Salónica, os lituanos vêem a sua esperança basear-se numa vitória na última jornada, conjugada com a derrota dos gregos. Não depender de si próprio é sempre mais complicado, mas o Neptunas terá consciência do seu contexto e não deixará de se colocar na rota do sucesso. Pelo menos é isso que a experiência de boa parte do seu plantel os ajudará a conseguir. Daniel Ewing tem sido o jogador mais perigoso do Neptunas nesta Eurocup e os seus muitos anos a jogar na Europa garantem-lhe o papel de líder entre os americanos, que fazem trio com Travis Bader e Jerai Grant. Por sua vez, Donatas Zavackas e Martynas Mazeika também estão entre os jogadores que poderão brilhar em Berlim.
A única vez que as duas equipas se encontraram foi na partida da primeira volta deste grupo, com o Neptunas a vencer por 73-65, em jogo disputado na Lituânia. Agora, apesar do Alba Berlim reunir natural favoritismo, será bom ter em conta a capacidade deste conjunto lituano para aproveitar o momento de pressão e acabar por conquistar um bilhete para a fase seguinte.