Alavés – Real Sociedad (La Liga)
A ronda 29 da La Liga 2019/20 termina esta quinta-feira (18) com a realização do embate entre Alavés e Real Sociedad, dois emblemas que correm por objetivos bem distintos nesta ponta final da temporada.
Análise Alavés
O Alavés segue sete pontos acima da linha de perigo, margem que permite à formação de Vitória encarar esta reta final da época com uma certa segurança. O conjunto basco quer confirmar a manutenção matematicamente o quanto antes, mas a primeira exibição após a retoma ficou um tanto ou quanto aquém das expectativas. Frente ao (então) “lanterna vermelha” Espanyol, o conjunto comandado por Asier Garitano saiu derrotado por duas bolas a zero e rubricou uma prestação que deixou muito a desejar.
Tradicionalmente forte a jogar no “seu” Mendizorroza mas desta feita sem o apoio dos seus adeptos nas bancadas, o Alavés prepara-se agora para um exigente embate com a Real Sociedad, pretendendo deixar uma imagem melhor. A prestação rubricada no Cornellà El-Prat naquele que foi o primeiro encontro disputado após a retoma não reflete o real valor desta equipa do Alavés, capaz de produzir bem mais sobretudo em termos ofensivos comparativamente ao que apresentou na “Cidade Condal”. No 1x4x4x2 de Garitano, Joselu (de regresso) e Lucas Pérez vão ser as “setas” apontadas à baliza a Real Sociedad, na tentativa de marcarem pela primeira vez após a retoma. Atrás, também há aspetos a afinar, dado que o Alavés não sabe o que é terminar uma partida sem sofrer golos de há oito encontros a esta parte e, frente a uma equipa como a Real, qualquer deslize pode ter consequências.
Fernando Pacheco falha o desafio devido a castigo.
Onze provável: Jiménez, Navarro, Ely, Laguardia, Duarte, Fejsa, Pina, Vidal, Méndez, Pérez, Joselu
Análise Real Sociedad
A Real Sociedad entrou em campo para defrontar o Osasuna já ao corrente dos deslizes protagonizados principais concorrentes na luta pela Liga dos Campeões, mas a formação basca não foi capaz de aproveitar. Na receção ao conjunto de Pamplona, a Real não foi além de um empate a uma bola, saldo final de um encontro emotivo entre duas equipas que quiseram se protagonistas, encetando constantes incursões com as balizas contrárias como destino. O Osasuna até se adiantou no marcador por Adrián López na sequência de uma grande penalidade, a Real reagiu no segundo tempo por Oyarzabal mas não foi capaz de dominar as ações nem de ser tão perigosa em ataque organizado quanto já se viu este ano. Os “txuri-urdin” sofreram alguns calafrios e a verdade é que o Osasuna até esteve perto de marcar o segundo golo em mais que uma ocasião, expondo algumas dificuldades desta Real no momento de transição defensiva.
No 5º posto da tabela com os mesmos 47 pontos que o Getafe, emblema que não foi além de um empate sem golos na receção ao Espanyol, a formação da Real Sociedad tem aqui uma oportunidade de ouro para ascender na tabela e aproximar-se do terceiro colocado Sevilha que também não conseguiu mais que um empate na visita ao Levante. Fiel ao seu estilo habitual, a Real não abdicará do seu estilo ofensivo na tentativa de alcançar melhor sorte que no confronto com o Osasuna.
Onze provável: Remiro, Zaldua, Elustondo, Normand, Monreal, Llorente, Zubeldia, Odegaard, Januzaj, Oyarzabal, Isak
Dica de Prognóstico
A Real Sociedad viaja até ao Mendizorroza igual a si mesma, disposta a chegar-se à frente desde os primeiros instantes em busca de mais três pontos. Se exibir as mesmas vulnerabilidades defensivas que denotou no embate com o Osasuna, o Alavés deverá ter capacidade para as aproveitar, equipa que deverá encarar o adversário “olhos nos olhos”, sem se retrair e que conta com o regresso de Joselu aos planos.