Ajax – Vitesse (Eredivisie)
A quinta jornada do principal escalão holandês termina na tarde de domingo, com o embate entre Ajax e Vitesse na Arena de Amesterdão. Surpreendidos pelo Willem II na última ocasião em que jogaram em casa, os “Godenzonen” querem regressar às vitórias perante os seus adeptos.
A pausa para compromissos de seleções chegou em boa hora para o Ajax de Peter Bosz. A equipa de Amesterdão tarda em encontrar-se nesta etapa inicial da temporada e o arranque menos bom já teve consequência nefastas para o que resta da época, uma vez que a formação holandesa falhou o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões ao perder com os russsos do FK Rostov no “play-off”. Depois de um empate caseiro (1-1) na primeira mão, o Ajax protagonizou uma das piores noites europeias da sua história na deslocação à Rússia, perdendo por quatro bolas a uma. Os alarmes soaram nas hostes do vice-campeão holandês e a equipa “vingou” a eliminação europeia na jornada seguinte, ao triunfar no terreno da formação do Go Ahead Eagles por três bolas a zero. Gorada a possibilidade de participar na Liga dos Campeões, as atenções do Ajax centram-se essencialmente na tentativa de reconquistar o ceptro da Eredivisie, “caneco” que fugiu aos homens de Amesterdão nos últimos instantes da última edição do campeonato. Frente ao Vitesse, o Ajax procurará conquistar a primeira vitória caseira na Eredivisie esta época, epois de um empate frente ao Roda JC (2-2) e um desaire na receção ao Willem II (1-2).
O Ajax encara o Vitesse na máxima força e sabe que, para ter sucesso, a acutilância ofensiva que costuma patentear não é suficiente. O futebol holandês é conhecido pela elevada produtividade ofensiva, mas o Ajax tem cometido mais erros que o normal na defesa.
Onze Provável: Onana, Tete, Veltman, Sánchez, Dijks, Riedewald, Bazoer, Klaasen, Ziyech, Younes, Traore
O Vitesse conquistou sete pontos nas quatro primeiras rondas do campeonato holandês, tantos quanto o Ajax. Se entrar em pé de igualdade com os “Godenzonen” na Arena de Amesterdão não fosse motivação suficiente, as duas vitórias conquistadas fora de portas até à data poderão reforçar a confiança da equipa comandada por Henk Fraser. Tal como o adversário de Amesterdão, o Vitesse ainda não conseguiu vencer em casa na atual temporada, mas levou a melhor nas deslocações que realizou aos terrenos do Willem II (1-4) e do Roda JC (0-1). O embate com o Ajax representa o duelo mais exigente para a formação de Arnhem até à data. Antes da pausa para compromissos de seleções, esta jovem equipa do Vitesse empatou a um golo na receção ao FC Utrecht. Munida de elementos como Baker ou Nathan, o Vitesse marcou pelo menos um golo em todos os jogos que disputou até à data, fazendo jus ao potencial que é reconhecido a estes atletas. No centro do ataque figura Ricky Van Wolfswinkel, avançado com passagem pelo Sporting.
Onze Provável: Room, Leerdman, Kashia, Werff, Kruiswijk, Yeini, Baker, Nakamba, Nathan, Rashica, Wolfswinkel
Um mercado que envolva golos é sempre tentador quando abordamos o futebol holandês e, atendendo ao que uma e outra equipa têm demonstrado até à data, é expectável que ambas consigam chegar ao golo. Na última edição da Eredivisie, o Ajax venceu os dois encontros que disputou diante do Vitesse (1-3; 1-0).