AC Milan – Shkendija (Liga Europa)
O AC Milan, emblema mais bem cotado deste “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa 2017/18, enfrenta o Shkendija da Macedónia. A primeira mão da eliminatória entre estas duas formações com estatutos antagónicos á escala europeia será disputada em San Siro. A moldura humana presente em San Siro, frenre ao CS U Craiova, fez lembrar os tempos áureos da equipa milanesa no plano europeu. O regresso às provas continentais, conjugado com o elevado investimento para a nova época, desperta o entusiasmo dos adeptos do histórico de Milão, sedentos por voltar a ver a equipa a lutar pelo título em Itália e a dar bons sinais no plano europeu. Para já, o início da recuperação do prestígio perdido nas últimas temporadas terá que ser feito em contexto de Liga Europa.
Tal como se previa, os milaneses não sentiram dificuldades para afastar a equipa do CS U Craiova na terceira pré-eliminatória. Após um triunfo pela margem miníma na terra do “Conde Drácula”, o AC Milan recebeu e venceu o conjunto dos Cárpatos por dois a zero, mesmo sem contar com alguns reforços de peso como Leonardo Bonucci ou André Silva. Para esta eliminatória diante do Shkendija, é pouco provável que a passagem do AC Milan seja colocada em causa durante a eliminatória.
Onze Provável: Gigi Donnarumma, Andrea Conti, Cristián Zapata, Mateo Musacchio, Ricardo Rodríguez, Manu Locatelli, Bonaventura, Franck Kessié, Suso, Cutrone, Niang
O Shkendija da Macedónia sabe que só um milagre permitirá avançar para a fase de grupos da Liga Europa 2017/18, porém, o simples facto de já ter chegado a esta fase é por si só um grande feito.
A aventura europeia do vice-campeão da Macedónia começou logo na primeira pré-eliminatória desta Liga Europa 2017/18, defrontando a equipa moldava do Dacia Chisinau nessa ocasião e levando a melhor por um resultado agregado de sete a zero (3-0; 0-4). Na segunda pré, o saldo final do duplo compromisso com os finlandeses do HJK também foi positivo, com vitória caseira por três bolas a uma e posterior empate (1-1) no norte europeu. A única derrota nos seis jogos de qualificação disputados aconteceu na primeira mão da eliminatóriacom os lituanos do Trakaie, Vilnius, por dois a um, isto num jogo em que a equipa da Macedónia terminou reduzida a nove unidades. Na segunda mão, os pupilos de Catip Osmani deram a volta ao rumo da eliminatória com um triunfo claro por três a zero. No último fim-de-semana, a estreia no campeonato local também foi positiva, com direito a vitória frente ao campeão Vardar por dois a zero.
Onze Provável: Kostadin Zagov, Edzon Bejtulai, Ivan Celikovic, Blagoja Todorovski, Ferhan Hasani, Armend Alimi, Ennur Totre, Besmir Bojku, Besart Abdurahimi, Marjan Radeski, Besart Ibraimi
Ninguém duvida do favoritismo do AC Milan neste duplo compromisso com o Shkendija. Para a formação da Macedónia, poder atuar num palco como San Siro já será um prémio pela boa participação europeia que tem vindo a rubricar.