O Corinthians atravessa a pior fase da sua temporada, mas não há quem ameace verdadeiramente tirar a liderança ao “Timão”. Na mais recente jornada do Brasileirão 2017, antes da eliminação às mãos do Racing na Copa Sul-Americana, o Corinthians recebeu e venceu o Vasco da Gama e Jô voltou a vestir a pele de salvador, dando o “braço ao manifesto” num golo polémico. O Grêmio, principal perseguidor, caiu na receção à Chapecoense.
A derrota caseira frente ao Vitória, a 19 de agosto, deixou marcas no Corinthians de Fábio Carille. Desde aí que o percurso da equipa Paulista – que ainda não tinha sido derrotada em jogos do campeonato brasileiro até esse dia – tem sido mais acidentado, tal como demonstram as derrotas frente ao “lanterna vermelha” Atlético Goianiense (0-1) ou diante do rival Santos (2-0), não esquecendo a eliminação na Copa Sul-Americana frente à equipa argentina do Racing Club. Depois do surpreendente desaire com o Vitória, o Corinthians disputou mais seis jogos oficiais e só conseguiu vencer dois, frente à Chapecoense e ao Vasco da Gama, desafios com pelo menos dois denominadores comuns: o resultado final (0-1) e o autor do golo solitário – irregular, por um toque com o braço: Jô, avançado que é, após 24 jornadas, o segundo melhor marcador do campeonato brasileiro com 13 golos marcados, menos um que Henrique Dourado, do Fluminense. Com 24 jornadas disputadas e a 14 do fim, o Corinthians segue na frente da prova com 53 pontos, mais dez que o Grêmio.
A equipa e Porto Alegre está cada vez mais desacreditada no que à discussão do título diz respeito e parece agora centrar-se na participação na Libertadores 2017. A meio desta semana, a equipa do Rio Grande do Sul eliminou o Botafogo e seguiu para as meias-finais da competição, marcando encontro com os equatorianos do Barcelona de Guayaquil. Enquanto isso, no que diz respeito a jogos do campeonato brasileiro, o Grêmio venceu apenas um dos últimos cinco jogos que disputou e perdeu os dois mais recentes desafios frente ao Vasco da Gama e à Chapecoense. O Grêmio é a única equipa brasileira que permanece envolvida na disputa de provas continentais. Na tabela do Brasileirão, imediatamente depois do Grêmio, surge o Santos, com 41 pontos. O “Peixe” não teve a mesma sorte que a equipa gremista e acabou eliminado nos quartos-de-final da Libertadores, concentrando agora todos os esforços na disputa do campeonato. Palmeiras (4º), Flamengo (5º) e Cruzeiro (6º) são os três emblemas que completam o lote de equipas em posição de apuramento para a Libertadores do próximo ano.
São Paulo ainda em dificuldades
A prestação do São Paulo é o principal destaque pela negativa neste Brasileirão 2017. Apesar do triunfo no terreno do Vitória (1-2), a equipa treinada por Dorival Júnior continua abaixo da linha de perigo. No fim-de-semana que se avizinha, segue-se nada mais nada menos que a receção ao rival e líder Corinthians, uma ótima oportunidade para a equipa dar um “murro na mesa” em definitivo e melhorar a atual situação.
Boas apostas!