O Corinthians acertou calendário na deslocação à Arena Condá, cumprindo o compromisso da jornada 20 que tinha em atraso. O “Timão” não voltou a falhar a conquistou mais três pontos graças a uma vitória à tangente e conquistada em cima do minuto 90, graças a um golo de Jô.
Ainda mais líder. A vantagem de dez pontos do Corinthians em relação ao Grêmio corresponde à maior vantagem desde que o Brasileirão 2017 começou. Em noite de acertar o calendário, o “Timão” não quis perder a oportunidade de aumentar a diferença, mas teve que sofrer bastante para levar de vencida a Chapecoense.
A invencibilidade do Corinthians no Brasileirão 2017 caiu à 21ª jornada. Na Arena, o Vitória levou o Corinthians de Carille ao tapete pela primeira vez, contrariando todas as probabilidades. A derrota foi o culminar de uma das exibições mais apagadas da temporada, sobretudo se comparada com aquelas que o líder destacado do Brasileirão tem rubricado na atual campanha.
Em Chapecó, a atuação voltou a não ser brilhante, embora o número de baixas na equipa do Corinthians funcione como atenuante – sobretudo na defesa. Sem Balbuena, Pablo e Arana ou Jadson, a equipa “mais europeia do Brasileirão” não conseguiu ser tão “sóbria” em termos de organização quanto em outras ocasiões. O golo de Jô em cima do minuto 90 permitiu ao Corinthians uma vitória importante antes da receção ao “lanterna vermelha” Atlético Goianiense. O avançado brasileiro é, a par de Henrique Dourado (Fluminense), o melhor marcador do Brasileirão 2017 com 12 golos apontados até então. “Amarelado”, Jô ficará de fora do próximo desafio da equipa Paulista e é provável que seja rendido por Kazim-Richards. Apesar de ter suscitado alguma apreensão aquando da chegada à Arena Corinthians, o avançado com passagem anterior pelo Manchester City tem estado a bom nível e esta quarta-feira igualou o argentino Carlos Tévez como “artilheiro” do Corinthians na era dos pontos corridos (2003), segundo o blog “Futebol em Números”. Na lista de “artilheiros” na era considerada, Liedson (ex-Sporting), surge na quarta posição com os mesmos 23 golos marcados que o peruano Paolo Guerrero, atualmente no Flamengo.
Seguir na dianteira
Líder com dez pontos “à maior”, o Corintians continua a não se sentir incomodado pela concorrência, até pelo Grêmio teima em não conseguir os (poucos) deslizes do “Timão”. A equipa de São Paulo conquistou 50 pontos nas primeiras 21 jornadas, marcou 33 golos (menos dois que o Grêmio) e apresenta o melhor registo defensivo com dez golos sofridos. Em 21 jornadas, manteve a sua baliza inviolável em 14 ocasiões.
Boas apostas!