Ao vencer a seleção colombiana por duas bolas a uma na ronda inaugural da fase de grupos do Mundial 2018, a seleção japonesa assegurou um lugar na história na competição. Os “samurais azuis” tornaram-se na primeira equipa asiática (zona AFC) a levar de vencida uma equipa sul-americana (CONMEBOL) numa fase final. Nestas contas está incluída a seleção australiana que, apesar de pertencer à Oceânia, está filiada à confederação asiática há 12 anos.
O primeiro confronto entre asiáticos e sul-americanos aconteceu no Mundial de 1966, em Inglaterra, prova de boa memória para Portugal. De resto, nesse certame, a equipa asiática que viria a enfrentar uma congénere sul-americana pela primeira vez também mediu forças com a equipa “lusa”: falamos da Coreia do Norte. O embate entre norte coreanos e chilenos terminou empatado a um golo, naquela que foi um das três igualdades entre asiáticos e sul-americanos em 20 desafios.
No último encontro antes de iniciar a participação na fase de grupos deste Mundial 2018, a seleção japonesa já se tinha superiorizado a uma nação sul-americana, no caso o Paraguai, por quatro a dois.
Vantagem sul-americana é avassaladora
Em 20 jogos entre equipas sul-americanas e asiáticas, o último deles entre Uruguai e Arábia Saudita na segunda jornada do grupo A deste Mundial 2018, já depois do embate entre Colômbia e Japão, registaram-se 16 vitórias para o lado das nações filiadas à zona CONMEBOL, um registo admirável.
2010, o Mundial com mais duelos entre os continentes
Depois do primeiro desafio entre sul-americanos e asiáticos, disputado em 1966, os dois continentes só se enfrentariam novamente em 1978, na Argentina, com uma vitória peruana por quatro a um frente ao Irão. Em 1982 também não se registaria nenhum duelo, ao passo que em 1986, no México, seria a primeira vez em que se registaria mais que um compromisso entre sul-americanos e asiáticos – Argentina 3-1 Coreia do Sul; Paraguai 1-0 Iraque.
Até aos dias que correm, nenhuma fase final do campeonato do mundo teve tantos duelos entre sul-americanos e asiáticos quanto em 2010, no Brasil. A seleção da casa enfrentou a Coreia do Norte (2-1), o Paraguai mediu forças com o Japão (0-0), a Argentina levou a melhor no embate com a Coreia do Sul (2-1) e o Uruguai também levou de vencida a equipa coreana (2-1).
Neste Mundial 2018, haverá lugar a pelo menos mais um confronto entre as duas confederações, uma vez que Austrália e Perú se vão defrontar na última jornada do grupo C.
Boas Apostas!