Jalapa – Real Estelí (Torneio de Encerramento)
No próximo sábado ao início da noite, as equipas do Municipal Jalapa e do Real Estelí têm encontro marcado para o Estadio Alejandro Ramos Turcio, em Jalapa, numa partida referente à 18.ª e última jornada do Torneio de Encerramento da Liga Primera, o principal escalão do futebol da Nicarágua, um dos poucos países onde o futebol se mantém em atividade, numa fase historicamente complicada em todo o planeta. O conjunto da casa precisa de vencer para depender só de si na luta pela fuga à descida, enquanto o Estelí terá de ganhar para manter o 2.º lugar e apurar-se diretamente para a fase de apuramento do campeão.
O Municipal Jalapa chega a esta última jornada do Torneio de Encerramento no 8.º lugar da classificação geral, incluindo a prestação do Apertura e do Clausura. O somatório global do conjunto orientado por Angel Orellana é de 35 pontos, apenas mais um que o Deportivo Ocotal e o Deportivo Las Sabanas, pelo que o Jalapa terá de ganhar para poder se manter, sem ficar dependente dos resultados dos adversários mais diretos. Na classificação exclusiva do Clausura, a equipa é 5.ª classificada, com 23 pontos em 17 jogos (seis vitórias, cinco empates, seis derrotas, com 16 golos marcados e 19 sofridos). O apuramento para os “play-offs” está, assim, assegurado.
Depois de ter conseguido vencer dois jogos consecutivos, contra a Juventus Managua (2-0) e o Deportivo Ocotal (2-1), no final do mês de março e início de abril, o Municipal Jalapa entrou numa má série de resultados. Sem ganhar há quatro jogos consecutivos, o conjunto liderado por Angel Orellana terá de erguer a cabeça para este último desafio, uma vez que foi pesadamente goleado, na última quinta-feira, na visita ao terreno do Managua FC (1-6). Para trás, ficaram os empates sem golos diante do Deportivo Las Sabanas, fora de casa, e do Diriangén, em casa.
Onze provável: Bautista, Medina, Siles, García, Colindres, Ramos, Cruz, Briones, Cruz, Duarte, Pabón
O Real Estelí é o campeão em título do Apertura 2019 e procura voltar a ganhar, desta feita, no Torneio de Encerramento. Para já, o conjunto tecnicamente liderado por Holver Flores ocupa a vice-liderança da tabela classificativa do Clausura, com os mesmos 32 pontos do Diriangén e apenas mais dois que o Walter Ferretti. A distância para a liderança, ocupada pelo rival Managua FC, é, contudo, de sete pontos. Em 17 jogos, o Estelí somou nove vitórias, cinco empates e três derrotas, seguindo com um registo de 27 golos marcados e 10 sofridos. É uma das defesas menos batidas do campeonato, a par do Diriangén.
Nas últimas semanas, o Real Estelí tem quebrado em termos de rendimento, como demonstra o registo de apenas uma vitória nas últimas cinco jornadas do Clausura. Esse triunfo aconteceu no passado fim-de-semana, há duas rondas, no terreno do Chinandega, por 3-1. No regresso à competição, em casa, o Estelí não conseguiu melhor do que somar um ponto, na igualdade de 0-0 perante o Diriangén, um rival direto na luta pelo 2.º lugar. Foi a terceira vez nos últimos cinco jogos que o Estelí foi incapaz de marcar.
Onze provável: Maradiaga, Quijano, Rosas, Rodríguez, Casco, Ayerdis, Acevedo, Betancur, Acuña, García, Castillo
Este será um jogo de decisões para as duas equipas. Enquanto o Municipal Jalapa terá de vencer para não ficar dependente do que fizerem Ocotal e Las Sabanas – na luta pela manutenção –, o Real Estelí estará igualmente obrigado a ganhar para poder carimbar o passaporte direto para as fases finais do campeonato, que apuram o campeão do Clausura. Perante um cenário onde só a vitória interessa, espera-se que este venha a ser um jogo muito bem disputado de parte a parte, com várias oportunidades de golo, decorrentes não só da vontade de atacar de parte a parte, mas também dos erros defensivos que poderão surgir com a pressão associada a esta última ronda. A melhor aposta será, portanto, no mercado de mais de 2,5 golos, cotado a 1.76 na Bet.pt.