Chega dia 31 de agosto e os negócios precipitam-se a uma velocidade alucinante. O último dia do mercado europeu é sempre agitado e na realidade italiana não houve lugar a excepção, com a concretização de uma mão cheia de negócios por parte dos emblemas que militam na Série A.
De Braga para Roma
Um surpreendente “raide” da Lazio ao mercado português permitiu levar Bruno Jordão e Pedro Neto para Roma, dois jovens promissores com 18 e 17 anos, respetivamente.
Para garantir os serviços de Pedro Neto, jogador que chegou a estrear-se pela equipa principal dos bracarenses, a Lazio pagou 7,5 milhões de euros por um empréstimo válido por duas épocas, estabelecendo uma cláusula de compra obrigatória no valor de 4,5 milhões de euros. O negócio pode ainda render mais 9,5 milhões de euros, dependendo do cumprimento de objetivos.
Bruno Jordão implicou um investimento inicial de quatro milhões de euros e também representará o emblema da capital italiana a título de empréstimo durante duas épocas. A cláusula de compra estabelecida no acordo também é obrigatória e corresponde a um valor de 2,5 milhões de euros. Ao negócio poderão ser adicionados mais 4,5 milhões de euros, mediante cumprimento de objetivos. Na prática, a venda dos dois jogadores rendeu ao SC Braga uma quantia de 11,5 milhões de euros no imediato.
Os dois jovens do clube arsenalista não foram os únicos portugueses a chegar a Itália no último dia do mercado de transferências. Nani deixou Valência e assinou pela Lazio a título de empréstimo, sendo que o emblema transalpino fica com uma cláusula de opção de compra.
Davide Zappacosta, top 5 no “deadline day”
Davide Zappacosta foi um dos cinco jogadores que mais dinheiro movimentaram no último dia da janela de transferências europeia. O lateral-direito deixou o Torino para rumar ao Chelsea a troco de uma quantia a rondar os 28 milhões de euros e em Stamford Bridge vai ser orientado pelo compatriota Antonio Conte. Para suprimir a lacuna deixada por Zappacosta, chegou a Turim Cristian Ansaldi, lateral argentino que pode jogar em ambos os flancos e chegou por empréstimo, tal e qual como Niang, proveniente do AC Milan. O dia foi agitado nas hostes da equipa “granata” que ainda viu partir o defesa Gastón Silva para os argentinos do Independiente.
Internamente, um dos grandes destaques do último dia foi a ida do avançado Roberto Inglese (25 anos) do Chievo Verona para o Nápoles a troco de cerca de 11 milhões de euros, isto poucas horas depois de a equipa do sul de Itália ter abdicado dos serviços de Duván Zapata para a Sampdoria, colombiano acompanhado por Ivan Strinic que também seguiu de Nápoles para o emblema da cidade de Génova. Seung-Woo Lee, sul-coreano formado em Barcelona, assinou pelo histórico de Verona.
Boas Apostas!