Os seis pontos conquistados nesta dupla jornada de apuramento para o Mundial 2018 permitiram à seleção iraniana permanecer na liderança do grupo A, dilatando a vantagem em relação à Coreia do Sul. No grupo B, o Japão é líder com os mesmos 16 pontos que a Arábia Saudita. Em seis jogos do grupo A, todos terminaram com o mesmo “placard”: 1-0.
Mehdi Taremi mantém Irão no topo
A seleção do Irão é a única que permanece invicta no grupo A desta segunda fase de grupos de apuramento para o Mundial 2018. Os eleitos de Carlos Queiroz encabeçam o grupo A com 17 pontos e somaram mais duas vitórias ao respetivo registo, aproveitando da melhor forma o deslize a Coreia do Sul na deslocação à China. O avançado Mehdi Taremi foi figura de proa ao sentenciar os dois desafios.
Para a equipa iraniana, esta dupla jornada começou com uma deslocação ao Qatar, “lanterna vermelha” do grupo A que conquistou quatro pontos em sete jogos. Mehdi Taremi, avançado de 24 anos que tem estado em evidência na campanha do Persepolis na Liga dos Campeões asiática, foi o autor do único golo da partida disputada em Doha, finalizando com frieza na cara do guarda-redes Saad Abdulla após um domínio exemplar. A atravessar uma boa fase, Mehdi Taremi voltou a definir a favor da equipa iraniana volvidos cinco dias, em Teerão. Em mais uma grande enchente no estádio Azadi, Mehdi Taremi marcou o golo que permitiu à seleção local derrotar a China agora treinada por Marcello Lippi, equipa que na jornada anterior tinha “ajudado” a equipa iraniana ao vencer a Coreia do Sul. Nesta dupla jornada, Mehdi Taremi “roubou” o protagonismo a Serdar Azmoun, avançado que até começou o encontro diante da China no banco de suplentes.
Depois do deslize na China, um madrugador de Jeong-ho Hong foi o suficiente para a Coreia do Sul se superiorizar à congénere da Síria, permanecendo no segundo posto do grupo A com 13 pontos, ameaçado pela equipa do Uzbequistão que imitou o desempenho coreano nesta dupla jornada: Perdeu o primeiro encontro (1-0, frente à Síria, na Malásia) – “panenka” de Omar Khiribin na conversão de uma grande penalidade já para lá dos 90 – e venceu o segundo (1-0, diante do Qatar).
Ninguém fraqueja no grupo B
Tudo na mesma no grupo B de apuramento para o Mundial 2018. As seleções de Japão e Arábia Saudita permanecem na liderança com 16 pontos cada, surgindo a Austrália na terceira posição com menos três pontos.
Os japoneses, líderes graças à vantagem no capítulo do “gol average”, venceram a congénere da Arábia Saudita em Al Ain com golos de Yuya Kubo e Yasuyuki Konno, goleando a “lanterna” Tailândia por quatro bolas a zero na jornada seguinte, tentos da autoria de Shinji Kagawa, Shinji Okazaki, Yuya Kubo e Maya Yoshida.
A Arábia Saudita também não sentiu grandes dificuldades para derrotar a Tailândia, triunfando em Bankok por três bolas a zero, cortesia dos golos apontados por Mohammad Al Sahlawi, Tanaboon Kesarat e Salman Al Moasher. Em Jeddah, cidade talismã para os sauditas nesta etapa de qualificação, Yahya Al Shehri fez o único golo da partida com o Iraque, conquistando três importantes pontos frente uma seleção que poucos dias antes tinha tirado pontos à Austrália ao empatar a uma bola. Detentoras de argumentos claramente superiores aos da concorrência, Japão, Arábia Saudita e Austrália deverão terminar enquanto detentores dos três primeiros lugares, restando saber em que ordem.
Boas Apostas!