Independiente del Valle – Pumas (Taça Libertadores)
O estádio Olímpico de Athualpa, em Quito, recebe o encontro da primeira mão dos quartos-de-final da Libertadores que coloca frente a frente Independiente del Valle e Pumas. Os equatorianos são a grande surpresa da prova depois de terem eliminado o campeão em título River Plate na última ronda. Agora, chegou a vez de se superiorizarem aos mexicanos do Pumas, que ambicionam estar entre o lote de quatro finalistas da competição.
O Independiente del Valle quer continuar a escrever história. Estreante nestas lides, depois de ter eliminado o River Plate nos oitavos-de-final, a equipa equatoriana encara os quartos-de-final com optimismo, esperançosa em marcar presença nas meias-finais. A responsabilidade é diminuta desde que o Independiente garantiu o acesso à fase a eliminar, um grande feito para a formação equatoriana por si só.
Na ronda anterior, frente ao River Plate, o Independiente tirou partido do factor casa. Embora tenha jogado no Olímpico de Athualpa, estádio que lhe costuma servir de casa, o Independiente beneficiou do factor altitude e conseguiu vencer por duas bolas a zero, vantagem que o River Plate não conseguiu anular no Monumental Nuñez uma vez que venceu pela margem mínima (1-0). É verdade que os argentinos foram pouco eficazes no encontro de Buenos Aires, mas segurar a vantagem em casa do campeão continental em título é algo com mérito. Nesta partida, frente a um avdersário que pratica um futebol de vertigem, é essencial garantir vantagem neste primeiro jogo.
Onze Provável: Azcona, Christian Núñez, Arturo Mina, Luis Caicedo, Luis Ayala, Dixon Arroyo, Junior Sornoza, Jefferson Orejuela, Bryan Cabezas, Julio Angulo, Jisé Angulo
O caso do Tigres, finalista da Libertadores na última temporada, serve de inspiração para o Pumas que quer voltar a colocar o futebol mexicano na decisão da prova de clubes mais importante da América do Sul. A equipa treinada por Guillermo Vazquez nem pode dizer mal da própria sorte, tendo em conta os adversários que foi defrontando ao longo da prova. É certo que a Libertadores é profícua em surpresas e qualquer deslocação é difícil, mas a verdade é que o Pumas ainda não se cruzou com equipas de maior nomeada no panorama sul-americano – ainda não defrontou equipas argentinas ou brasileiras. Depois de ter assegurado o acesso aos oitavos-de-final da Libertadores ao terminar a primeira fase na condição de líder do grupo 7 com 15 pontos em 18 possíveis, defrontou os venezuelanos do Deportivo Táchira nos “oitavos”, formação que já tinha defrontado na primeira fase.
Em quatro encontros fora de casa para a Libertadores, o Pumas perdeu dois, ambos diante do Deportivo Táchira (2-0; 1-0). A deslocação ao Olímpico de Atuhalpo, atendendo ao próprio contexto competitivo, deverá ser a mais exigente até à data na Libertadores.
Onze Provável: Alejandro Palacios, Van Rankin, Gerardo Alcoba, Darío Verón, Luis Fuentes, Alejandro Castro, Ismael Sosa, Javier Cortés, Fiel Martínez, Eduardo Herrera, Matías Britos
Independiente del Valle e Pumas nunca se defrontaram a título oficial. O conjunto mexicano é mais experiente nestas andanças, mas o Independiente aposta no factor surpresa para continuar a escrever a sua história na atual edição da Libertadores. Após eliminar o campeão River Plate, a formação equatoriana quer continuar a sonhar com a possibilidade de marcar presença na decisão. Na altitude de Quito, o Independiente é favorito a alcançar vantagem na eliminatória, antes da visita ao México.