Alemanha, França e Holanda fazem parte do Grupo 1 da fase de grupos A da Liga das Nações, com uma Alemanha a tentar limpar a má imagem deixada na fase de grupos do Mundial 2018, e com uma França extremamente motivada após a conquista do título de Campeã do Mundo.

O que esperar deste Grupo 1

Alemanha e França enfrentam-se no primeiro desafio do agrupamento.

Alemanha e França enfrentam-se no primeiro desafio do agrupamento.

Este Grupo 1 conta com uma Alemanha Campeã do Mundo em 2014 que procura reencontrar-se e regressar ao mais alto nível, uma França motivada após a conquista deste verão, e uma Holanda que, após falhar o Euro 2016 e o Mundial 2018, procura voltar a ser a perigosa Laranja Mecânica de há mais de uma década atrás. A Alemanha esteve muito abaixo das expectativas no Campeonato do Mundo e não conseguiu defender o título de Campeã na prova, falhando em conseguir ir além da fase de grupos num grupo teoricamente acessível, onde faziam parte selecções como o México, Suécia e Coreia do Sul. Não há dúvidas que Joachim Low conta com uma das selecções mais talentosas do planeta mas, como foi visto na Rússia, toda esta qualidade de pouco lhe serviu, algo um tanto incompreensível dado que apresenta um plantel com jogadores como Neuer, Hummels, Boateng, Kimmich, Kroos, Draxler, Gundogan, Sané, Muller, Reus, Werner entre outros. Fica de realçar a ausência de Mesut Ozil, que se retirou devido a questões políticas, e o regresso de Sané aos convocados. Além disto, há alguns novos elementos à procura da sua primeira internacionalização, como os defesas Thilo Kehrer e Nico Schulz, do PSG e Hoffenheim, e o médio Havertz, do Bayer Leverkusen.

A França, por outro lado, caiu na final do Euro 2016 mas ergueu-se mais forte e, apesar de ter mostrado alguns desempenhos que pouco surpreenderam, conseguiu-se redimir e conquistou o tão desejado título de Campeã do Mundo ao vencer a Croácia na final da prova, por 4-2. Tal como os alemães, os franceses contam com um dos mais talentosos planteis da actualidade, com jogadores como Varane, Umtiti, Kanté, Pogba, Matuidi, Griezmann, Mbappé, Dembélé, entre outros. Dos jogadores que fizeram parte da conquista do Mundial 2018, apenas Hugo Lloris e Mandanda estão de fora, ambos devido a lesão. A moral dos jogadores está no máximo com o título conquistado no verão, mas precisam de meter os olhos na Alemanha e aperceber-se que confiança a mais não é positivo, bastando ver o que aconteceu com os alemães neste verão durante o Mundial, onde tentavam defender o título. Didier Deschamps chega aqui com as ideias bem definidas e precisa de conseguir motivar os jogadores a continuarem a ser os melhores.

Holanda enfrenta dois colossos do futebol mundial nesta Liga das Nações.

Holanda enfrenta dois colossos do futebol mundial nesta Liga das Nações.

Já a Holanda, depois de falhar o acesso ao Euro 2016 e ao Mundial 2018, chega aqui ainda em busca de se reencontrar e voltar a afirmar-se no futebol internacional. Anteriormente uma das selecções mais temidas do Mundo, a perigosa Laranja Mecânica, conta agora com Ronald Koeman ao leme de modo a tentar reerguer o bom nome da selecção. Koeman conta com vários jogadores experientes neste tipo de competições e já com várias internacionalizações, como é o caso do guarda-redes Cillessen, dos defesas Daley Blind, Stefan de Vrij e Virgil van Dijk, dos médios Wijnaldum, Wesley Sneijder e Strootman, e dos avançados Ryan Babel e Memphis Depay. Além destes elementos com mais internacionalizações, destacam-se jovens talentos, como o central Matthijs de Ligt, Tete, os médios Donny van de Beek e Frankie de Jong, e o avançado Justin Kluivert. Fica por ver o que conseguirá Koeman alcançar no mesmo agrupamento que duas Campeãs do Mundo.

Boas Apostas!