Este fim-de-semana disputou-se a 13ª jornada do campeonato alemão onde não houveram grandes surpresas, com os suspeitos habituais a somarem pontos, Leipzig, Bayern de Munique e Borussia Dortmund, e com uma surpreendente goleada do Hoffenheim, na recepção ao FC Koln, que se mantém então invicto no campeonato.
Hoffenheim ainda não sabe o que é perder

Sandro Wagner bisa na vitória ao FC Koln.
Comandado por um jovem treinador de 29 anos, Julian Nagelsmann, apelidado de Baby Mourinho, o Hoffenheim continua invicto à passagem da 13ª jornada, com esta a resultar numa verdadeira goleada, por 4-0, na recepção ao FC Koln, que até ocupava o 6º lugar na tabela e também tem estado muito bem esta temporada. O espetáculo começou cedo, com Sandro Wagner a abrir o marcador logo aos 8 minutos de jogo, e com Jeremy Toljan a aumentar para 2-0 ainda antes do intervalo. Com a chegada do segundo tempo, Mark Uth, que tinha entrado aos 60 minutos, assistiu para o 3-0 que foi marcado por Sandro Wagner, bisando na partida, aos 67 minutos.
Ao cair do pano, foi a vez de Jeremy Toljan voltar a brilhar e devolver a assistência ao companheiro Mark Uth, que fecharia as contas aos 89 minutos, ditando o 4-0. Embora não pareça, foi um jogo equilibrado, com as duas equipas a usufruírem de 10 tentativas de golo, mas com o Hoffenheim a ser muito mais certeiro, acertando 6 vezes na baliza adversária, para apenas 1 remate à baliza por parte do Koln. Este triunfo lança a turma de Julian Nagelsmann para 4º lugar tabela, com 25 pontos somados, 5 a menos que o 2º Bayern de Munique.
Robben e Lewandowski resolvem susto do Bayern

Bayern vence e continua no encalço do Leizpig.
Sem se poder desleixar no campeonato, já que continua no encalço do Leipzig, o Bayern de Munique deslocou-se na sexta-feira até casa do Mainz onde começou por apanhar um susto logo no início da partida. Estavam apenas decorridos 4 minutos de jogo e Jhon Córdoba, lançado em velocidade por Yunus Malli, já estava a colocar o Mainz em vantagem ao não desperdiçar na cara do gigante Manuel Neuer. Mas a vantagem da equipa da casa viria a durar pouco tempo, já que em menos de 20 minutos o Gigante da Baviera conseguiu dar a volta ao marcador.
O primeiro golo surgiu na sequência de um rápido contra-ataque conduzido por Arjen Robben que assistiu Lewandowski, marcando o golo do empate. O segundo foi apontado por Robben, que finalizou de cabeça um belo cruzamento de Muller, que ainda pouco antes tinha falhado isolado, apontando o 1-2 para os Bávaros. Estavam apenas decorridos 20 minutos de jogo. Nos seguintes 70 minutos de jogo não houve muitas ocasiões de golo, até que, num livre-directo, Roberto Lewandowski bisa e faz o 3-1 para o Bayern, já aos 90 minutos de jogo.
Feito isto, o Bayern continua em 2º lugar e o Hertha Berlim 3 pontos atrás, no 3º lugar.
Décima vitória para o Leipzig

Leipzig vence Schalke e soma a 10ª vitória no campeonato.
Nesta 13ª jornada jornada o Leipzig teve um jogo complicado com a recepção a um Schalke 04 em grande forma, mas acabou por conseguir vencer por 2-1 e somar a sua 10ª vitória na Bundesliga, ainda que com alguma sorte neste encontro. O jogo começou logo de forma bastante caricata, com uma grande penalidade a ser assinalada a favor do Leipzig, mas na realidade foi uma falta mal assinalada, com Timo Werner literalmente a mergulhar na grande área dos Azuis Reais, logo aos 19 segundos de jogo! Desta feito, e cartão amarelo para o guarda-redes do Schalke, Timo Werner foi chamado a apontar o castigo máximo e não desperdiçou, apontando assim o 1-0.
Contudo, o Schalke viria a ripostar ainda no primeiro tempo, com Kolasinac a fazer o 1-1 na recarga de um remate feito por Goretzka, que ainda foi travado pelo guardião dos Touros, mas que já não foi a tempo de parar a segunda bola. Contudo, mesmo Kolasinac viria a passar de herói a vilão logo ao início da segunda parte. Aos 46 minutos, Forsberg bateu um livre-directo para dentro da grande área e Kolasinac tem a infelicidade de desviar, de cabeça, para dentro da sua própria baliza. Feito o 2-1, este seria o resultado que com que o jogo viria a terminar, com o Leipzig então a manter-se no 1º lugar da tabela com 3 pontos de vantagem sobre o Bayern de Munique.
Magia de Reus dá 3 pontos ao Dortmund

Marco Reus faz 3 assistências na vitória por 4-1 sobre o Borussia M’Gladbach.
O Borussia Dortmund, que tem estado irregular no campeonato alemão, também não começou o jogo da melhor forma na recepção ao Borussia M’Gladbach. Logo aos 5 minutos de jogo, um mau corte de Marc Bartra, ao aliviar de uma bola, de cabeça, para a entrada da grande área, viu Raffael receber sozinho e rematar colocado para o fundo das redes da equipa da casa. Contudo, apenas 1 minuto depois, Dembélé descobre Marco Reus que amorteceu para Aubameyang, que remata de primeira e estabelece o 1-1. Num primeiro tempo bem animado, foi aos 14 minutos que o Dortmund se colocou na frente da partida, com um canto batido por Dembélé e Bartra, de primeira, não apanha bem a bola, mas acabando por assistir, sem querer, Piszczek, que só teve de empurrar de cabeça.
O jogo foi então a 2-1 para o intervalo. Com a chegada do segundo tempo, e com um golo anulado a Marco Reus aos 49 minutos por posição irregular, seria o mesmo Marco Reus a estar na origem do 3-1, ao recuperar uma bola de Strobl, assiste Dembélé, que à boca da grande área remata colocado para o fundo das redes. Para fechar as contas em grande, os suspeitos do costume estiveram todos no mesmo lance, com Dembélé a passar para Marco Reus que com um grande passe de calcanhar assistiu Aubameyang, que bisou no jogo.
Com estes 3 pontos, o Dortmund sobre assim novamente para o 6º lugar onde soma 24 pontos, apenas 3 a menos que o 3º classificado Hertha Berlim.
Outras curtas da jornada:
- Werder Bremen vence na recepção ao Ingolstadt e sai da zona de relegação.
- Hertha Berlim vence por jogo renhido em casa do Wolfsburg, por 2-3, e mantém-se na 3ª posição, com os Lobos a caírem perto da linha de água.
- Frankfurt empata por 1-1 em casa do Augsburg e sede o 4º lugar ao Hoffenheim, caindo para 5º lugar.
Boas Apostas!