Este fim-de-semana disputou-se a 13ª jornada do campeonato alemão onde não houveram grandes surpresas, com os suspeitos habituais a somarem pontos, Leipzig, Bayern de Munique e Borussia Dortmund, e com uma surpreendente goleada do Hoffenheim, na recepção ao FC Koln, que se mantém então invicto no campeonato.

Hoffenheim ainda não sabe o que é perder

Sandro Wagner bisa na vitória ao FC Koln.

Sandro Wagner bisa na vitória ao FC Koln.

Comandado por um jovem treinador de 29 anos, Julian Nagelsmann, apelidado de Baby Mourinho, o Hoffenheim continua invicto à passagem da 13ª jornada, com esta a resultar numa verdadeira goleada, por 4-0, na recepção ao FC Koln, que até ocupava o 6º lugar na tabela e também tem estado muito bem esta temporada. O espetáculo começou cedo, com Sandro Wagner a abrir o marcador logo aos 8 minutos de jogo, e com Jeremy Toljan a aumentar para 2-0 ainda antes do intervalo. Com a chegada do segundo tempo, Mark Uth, que tinha entrado aos 60 minutos, assistiu para o 3-0 que foi marcado por Sandro Wagner, bisando na partida, aos 67 minutos.

Ao cair do pano, foi a vez de Jeremy Toljan voltar a brilhar e devolver a assistência ao companheiro Mark Uth, que fecharia as contas aos 89 minutos, ditando o 4-0. Embora não pareça, foi um jogo equilibrado, com as duas equipas a usufruírem de 10 tentativas de golo, mas com o Hoffenheim a ser muito mais certeiro, acertando 6 vezes na baliza adversária, para apenas 1 remate à baliza por parte do Koln. Este triunfo lança a turma de Julian Nagelsmann para 4º lugar tabela, com 25 pontos somados, 5 a menos que o 2º Bayern de Munique.

Robben e Lewandowski resolvem susto do Bayern

Bayern vence e continua no encalço do Leizpig.

Bayern vence e continua no encalço do Leizpig.

Sem se poder desleixar no campeonato, já que continua no encalço do Leipzig, o Bayern de Munique deslocou-se na sexta-feira até casa do Mainz onde começou por apanhar um susto logo no início da partida. Estavam apenas decorridos 4 minutos de jogo e Jhon Córdoba, lançado em velocidade por Yunus Malli, já estava a colocar o Mainz em vantagem ao não desperdiçar na cara do gigante Manuel Neuer. Mas a vantagem da equipa da casa viria a durar pouco tempo, já que em menos de 20 minutos o Gigante da Baviera conseguiu dar a volta ao marcador.

O primeiro golo surgiu na sequência de um rápido contra-ataque conduzido por Arjen Robben que assistiu Lewandowski, marcando o golo do empate. O segundo foi apontado por Robben, que finalizou de cabeça um belo cruzamento de Muller, que ainda pouco antes tinha falhado isolado, apontando o 1-2 para os Bávaros. Estavam apenas decorridos 20 minutos de jogo. Nos seguintes 70 minutos de jogo não houve muitas ocasiões de golo, até que, num livre-directo, Roberto Lewandowski bisa e faz o 3-1 para o Bayern, já aos 90 minutos de jogo.

Feito isto, o Bayern continua em 2º lugar e o Hertha Berlim 3 pontos atrás, no 3º lugar.

Décima vitória para o Leipzig

Leipzig vence Schalke e soma a 10ª vitória no campeonato.

Leipzig vence Schalke e soma a 10ª vitória no campeonato.

Nesta 13ª jornada jornada o Leipzig teve um jogo complicado com a recepção a um Schalke 04 em grande forma, mas acabou por conseguir vencer por 2-1 e somar a sua 10ª vitória na Bundesliga, ainda que com alguma sorte neste encontro. O jogo começou logo de forma bastante caricata, com uma grande penalidade a ser assinalada a favor do Leipzig, mas na realidade foi uma falta mal assinalada, com Timo Werner literalmente a mergulhar na grande área dos Azuis Reais, logo aos 19 segundos de jogo! Desta feito, e cartão amarelo para o guarda-redes do Schalke, Timo Werner foi chamado a apontar o castigo máximo e não desperdiçou, apontando assim o 1-0.

Contudo, o Schalke viria a ripostar ainda no primeiro tempo, com Kolasinac a fazer o 1-1 na recarga de um remate feito por Goretzka, que ainda foi travado pelo guardião dos Touros, mas que já não foi a tempo de parar a segunda bola. Contudo, mesmo Kolasinac viria a passar de herói a vilão logo ao início da segunda parte. Aos 46 minutos, Forsberg bateu um livre-directo para dentro da grande área e Kolasinac tem a infelicidade de desviar, de cabeça, para dentro da sua própria baliza. Feito o 2-1, este seria o resultado que com que o jogo viria a terminar, com o Leipzig então a manter-se no 1º lugar da tabela com 3 pontos de vantagem sobre o Bayern de Munique.

Magia de Reus dá 3 pontos ao Dortmund

Marco Reus faz 3 assistências na vitória por 4-1 sobre o Borussia M'Gladbach.

Marco Reus faz 3 assistências na vitória por 4-1 sobre o Borussia M’Gladbach.

O Borussia Dortmund, que tem estado irregular no campeonato alemão, também não começou o jogo da melhor forma na recepção ao Borussia M’Gladbach. Logo aos 5 minutos de jogo, um mau corte de Marc Bartra, ao aliviar de uma bola, de cabeça, para a entrada da grande área, viu Raffael receber sozinho e rematar colocado para o fundo das redes da equipa da casa. Contudo, apenas 1 minuto depois, Dembélé descobre Marco Reus que amorteceu para Aubameyang, que remata de primeira e estabelece o 1-1. Num primeiro tempo bem animado, foi aos 14 minutos que o Dortmund se colocou na frente da partida, com um canto batido por Dembélé e Bartra, de primeira, não apanha bem a bola, mas acabando por assistir, sem querer, Piszczek, que só teve de empurrar de cabeça.

O jogo foi então a 2-1 para o intervalo. Com a chegada do segundo tempo, e com um golo anulado a Marco Reus aos 49 minutos por posição irregular, seria o mesmo Marco Reus a estar na origem do 3-1, ao recuperar uma bola de Strobl, assiste Dembélé, que à boca da grande área remata colocado para o fundo das redes. Para fechar as contas em grande, os suspeitos do costume estiveram todos no mesmo lance, com Dembélé a passar para Marco Reus que com um grande passe de calcanhar assistiu Aubameyang, que bisou no jogo.

Com estes 3 pontos, o Dortmund sobre assim novamente para o 6º lugar onde soma 24 pontos, apenas 3 a menos que o 3º classificado Hertha Berlim.

Outras curtas da jornada:

  • Werder Bremen vence na recepção ao Ingolstadt e sai da zona de relegação.
  • Hertha Berlim vence por jogo renhido em casa do Wolfsburg, por 2-3, e mantém-se na 3ª posição, com os Lobos a caírem perto da linha de água.
  • Frankfurt empata por 1-1 em casa do Augsburg e sede o 4º lugar ao Hoffenheim, caindo para 5º lugar.

Boas Apostas!