Com a Espanha já qualificada para as meias-finais da competição, a única hipótese de Portugal é arrancar uma forte vitória, com muitos golos à mistura, frente à Macedónia de modo a qualificar-se como melhor 2º qualificado, enquanto que a Inglaterra e a Alemanha lideram os respectivos Grupos, mas sem qualificação garantida, ainda.

Esperanças caiem às mãos de La Rojita

Espanha é a 1ª equipa a qualificar-se para as meias-finais.

Espanha é a 1ª equipa a qualificar-se para as meias-finais.

Portugal entrou bem no jogo e criou duas situações de perigo logo nos primeiros 10 minutos, primeiro por Bruno Fernandes, a atirar por cima, e depois com Podence a acertar no poste. Contudo, quem acabou por chegar ao golo por a Espanha depois de um belíssimo lance individual de Saúl Ñíguez, que fintou alguns jogadores portugueses e disparou fora de área, com a bola ainda a sofrer um desvio em Lé. Guedes ainda tentou responder, mas atirou ligeiramente ao lado.

As duas equipas continuaram à procura do golo, ambas com algumas ocasiões para o fazer, mas foi novamente a Espanha a marcar, apontando o 2-0 aos 64 minutos num rápido contra-ataque que terminou com Deulofeu a percorrer o corredor direito e a assistir Sandro Ramírez ao primeiro com um cruzamento rasteiro. Contudo, Portugal reduziu aos 76 minutos com Bruma a apontar aquele que poderá ser eleito o melhor golo da competição, disparando fortíssimo fora de área, apanhando a bola de primeira e com o esférico a parar apenas dentro da baliza. O resultado voltou a ficar em aberto mas, aos 92 minutos, um erro crasso de Semedo custou o 1-3 a Portugal, com Williams a pegar na bola e atravessar metade do campo em velocidade, entrando dentro da grande área e com o remate a parar dentro da baliza de Varela.

Portugal agora precisa de uma vitória convincente sobre a Macedónia para se qualificar como melhor 2º classificado.

Inglaterra vira resultado e fica a um passo das meias-finais

Redmond aumenta as chances de qualificação para Inglaterra.

Redmond aumenta as chances de qualificação para Inglaterra.

A Inglaterra encontrou uma forte selecção eslovaca, que liderava o Grupo A, e chegou mesmo a estar em desvantagem, 1-0, mas conseguiu virar o resultado no segundo tempo e somou 3 pontos que a deixou na liderança do agrupamento. Os ingleses criaram várias oportunidades de golo no primeiro tempo e acertaram na baliza algumas vezes nos primeiros 20 minutos, mas foi a Eslováquia quem chegou primeiro ao golo, com Martin Chrien a saltar mais alto dentro de área e a cabecear para canto, depois de um canto batido por Rusnák.

A Inglaterra entrou forte e chegou ao golo logo aos 50 minutos, Murphy cruza para o coração da área onde aparece Alfie Mawson a rematar para a igualdade, ainda que tenha marcado na segunda tentativa, já que Chovan defendeu a primeira bola. Apenas 10 minutos depois Redmond recebe um passe no corredor esquerdo de Edward-Prowse, puxa para dentro e remata para o 2º golo, dando vantagem no marcador à Inglaterra.

A Inglaterra o agrupamento com 4 pontos e vê a Eslováquia atrás com 3, deixando as contas ainda todas em aberto quanto à qualificação.

Outras curtas da jornada:

  • Alemanha vence Dinamarca e fica no topo do Grupo C com 6 pontos, ficando a República Checa e a Itália em 2º e 3º lugar ambos com 3 pontos.
  • No Grupo A a Suécia empatou 2-2 com a Polónia e ficam assim os suecos em 3º lugar com 2 pontos, e os polacos em último lugar, com apenas 1 ponto.
  • No Grupo B a Sérvia e a Macedónia empataram 2-2 e já entram em campo na próxima jornada apenas para cumprir calendário.

Boas Apostas!