Hellas Verona – AS Roma (Série A)
O primeiro dia da nova época da Série A 2020/21 dita um embate entre o Hellas Verona e a Roma de Paulo Fonseca. Os homens da capital transalpina querem iniciar o ano com a conquista de três pontos.
Análise Hellas Verona
O Hellas Verona está pelo segundo ano consecutivo a conviver entre os maiores emblemas do futebol italiano, estadia que ambiciona prolongar por mais uma época desportiva. O conjunto da cidade de Romeu e Julieta esteve em grande na atípica época 2019/20 ao terminar no 9º lugar da Série A, mas será muito difícil conseguir repetir a façanha neste novo exercício. Ivan Juric continua ao leme da equipa habitualmente escalonado num esquema próximo de um 1x3x4x3 e perspetiva-se que o português Miguel Veloso continue entre os titulares, fazendo dupla no meio-campo com Tameze, um dos principais reforços para a nova época a par de Marco Benassi.
Bem organizada do ponto de vista tático, consistente, fisicamente disponível e agressiva sobre a bola, esta equipa do Hellas aparenta ter todas as condições para continuar a conviver entre os maiores emblemas transalpinos, ainda que entre neste embate com a Roma com estatuto de “outsider”. Na hora de montar a equipa para este primeiro desafio oficial, Juric terá apenas dois constrangimentos motivados pelas ausências dos lesionados Zaccagni e Lazovic.
Onze provável: Silvestri, Çetin, Gunter, Empereur, Veloso, Tameze, Faraoni, Dimarco, Benassi, Stepinski, Carmine
Análise AS Roma
A Roma de Paulo Fonseca tem novos proprietários que querem reforçar a capacidade de investimento do clube e, dessa forma, fazerem com que o “emblema da Loba do Capitólio” volte aos seus tempos de glória. Para já, esse mesmo investimento ainda não é visível e a equipa do Olímpico mantém a base da temporada passada. Os romanos vão disputar a Liga Europa, prova na qual ficaram um pouco aquém das expectativas na presente época e, a nível doméstico, apontam à qualificação para a Liga dos Campeões na temporada 2020/21.
Do ponto de vista tático, a expectativa é a de que Paulo Fonseca aposte no mesmo sistema (próximo de um 1x3x4x3), tal como na ponta final da última época. À entrada para esta estreia oficial, o português tem motivos de queixa: além de Zaniolo, gravemente lesionado ao serviço da seleção, Perotti, Pastore, Kluivert e Pedro ficam também de fora devido a lesões, todos elementos que, uma vez em condições, poderão ser aposta para o onze titular da equipa romana. A Roma está um tanto ou quanto condicionada na frente de ataque e, para piorar a conjuntura, Edin Dzeko esteve longe do seu nível na ponta final da temporada 2019/20, levantando algumas duvidas de momento.
Onze provável: Lopez, Mancini, Cristante, Ibañez, Diawara, Veretout, Santon, Spinazzola, Pellegrini, Mkhitaryan, Dzeko
Dica de Prognóstico
O favoritismo está do lado da Roma, não obstante as baixas que se verificam. Ainda assim, os homens comandados por Juric deverão ter capacidade para dar boa réplica aos homens da capital, num encontro que se perspetiva equilibrado.