Heerenveen – PSV Eindhoven (Eredivisie)
O Heerenveen recebe o PSV Eindhoven em encontro enquadrado na oitava jornada do principal escalão holandês. O jogo grande de maior cartaz da ronda coloca frente a frente duas equipas que estão separadas por apenas dois pontos na pauta classificativa. Teste interessante às capacidades do campeão em título.
A derrota em noite de visita ao terreno do NEC, na terceira jornada da Eredivisie, é a única “mancha” no cadastro do Heerenveen neste início de prova. Neste momento, a equipa que veste de forma “sui generis” – com o inconfundível equipamento com riscas azuis e brancas verticais e corações encarnados – é uma das formações em melhor forma, tal como demonstra o facto de estar na quarta posição da pauta classificativa ao cabo de sete jornadas com 14 pontos conquistados. A média de dois golos marcados por jogo corresponde ao estereótipo associado ao futebol holandês e o registo em termos defensivos também corresponde à normalidade, tendo em conta que falamos de uma equipa que sofreu sete golos em outros tantos jogos até à data. Se defrontar o campeão em título não for razão para motivar as tropas, há mais um factor que eleva a moral para este desafio: Em caso de vitória frente ao PSV, o Heerenveen ultrapassará a equipa de Eindhoven e terminará a jornada no pódio do campeonato.
No que toca ao momento de forma da equipa, o Heerenveen não poderia pedir melhor cartão de visita que uma série de cinco triunfos de modo consecutivo. Nos últimos quatro jogos que disputou para o campeonato, marcou 10 golos e sofreu apenas um, levando a melhor no encontros com o Zwolle (1-0), com o Twente (3-1), com o Roda JC (0-3) e com o ADO Den Haag (0-3). Pelo meio, eliminou o De Graafschap na Taça da Holanda com uma vitória por cinco bolas a uma após prolongamento.
Onze Provável: Erwin Mulder, Stefano Marzo, Joost van Aken, Jeremiah St. Juste, Lukas Bijker, Stijn Shaars, Kobayashi, Zeneli, Ghoochanejhad, Pelle van Amersfoot, Sam Larsson
O PSV Eindhoven joga em Heerenveen depois de se ter deslocado á Rússia na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Pressionado pela derrota inaugural frente ao Atlético de Madrid, o conjunto holandês empatou a duas bolas no Olimp-2. O resultado não foi o ideal, mas empatar fora de portas é algo positivo, sobretudo naquele que deverá ser o rival direto na luta pelo acesso à Liga Europa, já que Atlético de Madrid e Bayern de Munique dificilmente falharão o acesso aos oitavos-de-final da prova.
No campeonato, a vida do campeão em título também não está fácil, situação que no entanto não faz soar o alarme nas hostes da equipa treinada por Phillip Cocu. O PSV Eindhoven claudicou duas vezes nas sete primeiras rondas (uma derrota e um empate) e “perdeu” cinco pontos para o Feyenoord, atual líder da prova que apresenta um registo 100 por cento vitorioso. De resto, a única derrota consentida até á data surgiu precisamente no embate com o rival de Roterdão. O PSV jogará fora de portas pela segunda jornada consecutiva, depois da deslocação ao terreno do Excelsior no fim-de-semana passado.
Onze Provável: Zoet, Brenet, Isimat-Mirin, Hector Moreno, Jetro Willems, Ramselaar, Davy Propper, Andrés Guardado, Gastón Pereiro, Luciano Narsingh, Luuk de Jong
Na época passada, Heerenveen e PSV Eindhoven empataram (1-1) nos dois compromissos que disputaram entre si. Perspetiva-se mais um encontro equilibrado entre duas equipas que estão na parte cimeira da classificação e apresentam bons argumentos à entrada para este duelo.