A 12ª jornada do campeonato espanhol foi uma jornada de dérbi madrileno, onde o Real Madrid não só castigou os vizinho Atlético Madrid, como também deu para Cristiano Ronaldo bater mais um record, tornando-se o maior goleador Merengue em dérbis contra o Atlético de Madrid.

Ronaldo fuzila no Vicente Calderón

O Atlético de Madrid recebeu o Real Madrid em jogo relativo à 12ª jornada do campeonato espanhol, acabando derrotado por 0-3 com um fantástico hat-trick de Cristiano Ronaldo, que bateu um novo record ao passar a ser o goleador máximo nos duelos com o Atlético de Madrid, ultrapassando o lendário Alfredo Di Stefano, que marcou 17 golos aos Colchoneros. Com os três tentos que assinalou nesta partida, o português soma agora 18 nos dérbis, reclamando assim um novo record no clube blanco.

Ronaldo é novo goleador máximo dos Merengues nos duelos contra o Atlético de Madrid.

Ronaldo é novo goleador máximo dos Merengues nos duelos contra o Atlético de Madrid.

Num  jogo muito disputado, como já é habitual nos últimos embates entre as equipas, o primeiro lance de perigo pertenceu à equipa da casa, com Saúl Ñiguez a disparar ao lado da baliza blanca depois de um cruzamento de Koke. Poucos minutos depois, os Merengues responderam por Cristiano Ronaldo, que depois de um cruzamento de Marcelo, num lance criado por Isco, o português cabeceou para uma boa intervenção de Oblak, com Ronaldo ainda a reclamar que a bola passou a linha de golo, embora o árbitro não tenha partilhado da mesma opinião.

Ainda assim, aos 23 minutos, Ronaldo acabaria mesmo por apontar o primeiro golo na sequência de um livre directo, com a bola a desviar na barreira e a trair Oblak, com este a ser o único golo da primeira parte. Logo no início do segundo tempo, Ferreira-Carrasco quase que igualou a partida, com um bom remate em arco, de fora de área, ao lado da baliza de Navas. Os Colchoneros continuaram à procura do empate, maioritariamente por Griezmann, mas sempre sem sucesso. Como quem não marca sofre, seria o Real Madrid a aumentar a vantagem, novamente pelo avançado português, cobrando uma grande penalidade aos 71 minutos.

Ainda o Atlético de Madrid se estava a recuperar de ter concedido o segundo golo, e já os Merengues estavam a fechar as contas, com novamente Isco a começar a jogada, lançado Bale num rápido contra-ataque, que por sua vez fez uma assistência fabulosa e Cristiano Ronaldo apenas a ter que encostar. Com esta vitória, os pupilos de Zinedine Zidane lideram isolados o campeonato espanhol, com 4 pontos a mais que os rivais do Barcelona.

Barcelona não consegue marcar sem Messi e Suárez

Sem Messi, Iniesta e Suárez, Barcelona escorrega e vê Real Madrid a 4 pontos.

Sem Messi, Iniesta e Suárez, Barcelona escorrega e vê Real Madrid a 4 pontos.

O Barcelona recebeu o Málaga em Camp Nou, num jogo onde os 3 pontos eram, teoricamente, acessíveis. Os Blaugranas já tinham vindo a demonstrar dificuldades em somar pontos sem a presença de Andrés Iniesta, o que ainda se agravou mais neste encontro, onde não contaram com Messi, que estava indisposto, nem com Suárez, que estava a cumprir castigo. O Barcelona dominou por completo a partida, apresentando 81% de posse de bola e criado 26 tentativas de golo, com 6 delas a irem à baliza do Málaga, que acertou na baliza de ter Stegen apenas uma vez em todo o jogo.

A partida terminou empatada sem golos, embora Pique ainda tenha colocado a bola no fundo das redes de Kameni, na sequência de um remate de André Gomes, aos 82 minutos, mas viu o golo ser anulado por estar em posição irregular. Pouco tempo de pois, houve ainda um lance polémico onde ficou por assinalar uma grande penalidade depois de um defesa do Málaga impedir Pique de chegar à bola. Ainda assim, não é motivo para desculpas, já que o Barcelona, para além da superioridade em talento e qualidade, esteve em vantagem numérica desde os 69 minutos, com Diego Llorente a ser expulso e, já ao cair do pano, Juankar também vê o cartão vermelho, mas com os Culés sem conseguirem dar resposta.

Este deslize em casa deixa agora a turma de Luis Enrique a 4 pontos do líder Real Madrid, contando com o Sevilla à perna, em 3º lugar com apenas 2 pontos a menos.

Bilbao afunda Submarino Amarelo

Golo solitário de Raul Garcia dá vitória ao Bilbao.

Golo solitário de Raul Garcia dá vitória ao Bilbao.

O Athletic Bilbao recebeu no San Mamés o Villarreal, que era o 3º classificado no encalço do 2º Barcelona. Num jogo equilibrado, foram mesmo os Leones a conseguir levar a melhor pela vantagem mínima, com o golo a aparecer apenas na segunda parte. Foi um primeiro aborrecido, com as duas equipas a não arriscarem muito no processo ofensivo e com a partida a ir para o intervalo sem que tenha existido um único remate a uma das balizas. Já no segundo tempo a história foi diferente. O Villarreal controlou mais o jogo, mas foi o Athletic Bilbao quem criou mais oportunidades de golo.

Foi então aos 67 minutos de jogo que Raúl García aponta o único golo da partida, colocando os Leones de San Mamés apenas a 1 ponto do 6º lugar de acesso à Liga Europa, enquanto que o Villarreal caiu para o 4º lugar onde soma 22 pontos, juntamente com a 5ª Real Sociedad.

Outras curtas da jornada

  • Sevilla vence em casa do Deportivo, num jogo onde chegou ao intervalo a perder por 2-0, mas acabando por dar a volta e vencer por 2-3.
  • Valencia não consegue vencer em casa sobre o último classificado Granada, com Carcela a fazer o 0-1 para os visitantes, e com Nani a empatar apenas 2 minutos depois.
  • Real Sociedad vence em casa do Sporting Gijón por 1-3, subindo para o 5º lugar da tabela de classificação geral.

Boas Apostas!