O título de campeão brasileiro está mais que entregue ao Corinthians, mas as contas do acesso à Libertadores, assim como as da manutenção, estão longe de se encontrarem resolvidas à entrada para a última jornada da competição. Conheça as equipas que já têm os seus destinos sentenciados e quem ainda luta por objetivos na derradeira ronda, agendada para o próximo domingo.

A festa está feita e as canas apanhadas. Na 37ª e penúltima jornada do Brasileirão, o Corinthians teve o prazer de erguer o troféu de campeão brasileiro no Itaqueirão, em dia de receção ao Atlético Mineiro que culminaria com um empate a dois golos. Apesar da simbologia associada aos acontecimentos no Itaqueirão que representaram o culminar de um dos percursos mais regulares de sempre de uma equipa do campeonato brasileiro. A descida da Ponte Preta, derrotada em casa pelo Vitória por três bolas a duas depois de ter estado a vencer por 2-0 logo aos 20 minutos (!), foi outro dos grandes destaques da ronda, juntando-se ao já condenado Atlético Goianiense. Resta saber quem serão os outros dois emblemas que completam o lote de quatro formações que vão descer à Série B, perspetivando-se uma interessante luta nesta última jornada. Ora vejamos:
Foto: "Antonio Scorza"

Foto: “Antonio Scorza”

Sport Recife, Vitória, Coritiba e Avaí são os quatro emblemas que chegam à última jornada em perigo de descerem de divisão. Para o Sport Recife, as contas não são difíceis de fazer. Depois de uma grande vitória frente ao Fluminense, no Maracanã, por duas bolas a uma, o “leão da Ilha” permanece “ligado às máquinas”. Na jornada 38, para além de precisar de vencer o já campeão (e muito desfalcado, naturalmente) Corinthians, precisa de torcer por uma derrota de um dos adversários diretos, neste caso o Coritiba ou o Vitória. Para o Vitória, emblema que sentenciou o destino da Ponte Preta ao vencer em Campinas, a missão passa por vencer o Flamengo (ainda na luta pela Libertadores) e sabe que tem o respetivo futuro nas mãos, dado que isso seriá suficiente para permanecer no escalão máximo do futebol brasileiro. O Coritiba também chega a esta ronda fora dos quatro lugares que dão direito a descida de divisão, mas provavelmente terá vida mais complicada que o Vitória, uma vez que se deslocará à Arena Condá para defrontar a Chapecoense.

De entre os quatro clubes que estão próximos dos lugares de descida, a situação mais complicada é a do Avaí. Para além de precisar de vencer o Santos na Vila Belmiro, também terá que esperar que os concorrentes percam todos os respetivos jogos.

Acesso continental

No que ao acesso à Libertadores diz respeito, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Santos e Cruzeiro são as cinco equipas que já têm o apuramento assegurado, restando saber quem fica com o 6º e último posto, atualmente ocupado pelo Flamengo que tem os mesmos 53 pontos que o Vasco da Gama, mais um que o Botafogo e menos dois que Chapcoense e Atlético Mineiro. A campanha do “Fla” terminará no Barradão, frente ao Vitória, adversário que quer conquistar os três pontos para assegurar que continua entre a elite. Nos lugares de acesso à Copa Sul-Americana do próximo ano, o Atlético Paranaense ainda possui uma janela de oportunidade.

Boas Apostas!